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Type: Dissertação
Title: Avaliação de serviços informacionais em recursos humanos: o caso do Departamento de Administração de Pessoal da Universidade Federal de Minas Gerais
Authors: Adriléia de Moura Lima
First Advisor: Ricardo Rodrigues Barbosa
First Referee: Elisângela Cristina Aganette
Second Referee: Frederico Cesar Mafra Pereira
Third Referee: Webert Júnior Araújo
Abstract: As pessoas são um dos principais ativos das organizações e por isso, são fundamentais para o sucesso dessas instituições. Em virtude disso, há nas empresas setores voltados, especialmente, para a gestão desses insumos imprescindíveis às organizações. De modo especial, os Departamentos de Recursos Humanos Governamentais são responsáveis por inúmeras atividades que incluem a admissão, inclusões, análises e gerenciamento da vida funcional dos usuários. Nesse sentido, para esses setores serem considerados eficazes eles necessitam tanto que seus processos decisórios quanto operacionais sejam realizados utilizando informações de qualidade. Além de oferecer atendimentos satisfatórios aos seus usuários alcançados em uma boa relação de custo-benefício congruente às necessidades das pessoas e da organização. Em virtude dessa importância, é fundamental a existência de processos eficientes de gestão desses insumos. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a satisfação dos usuários em relação aos serviços informacionais prestados pelo Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Universidade Federal de Minas Gerais. Esse Departamento é responsável por inúmeros usuários (servidores de carreira ativos, aposentados, estagiários, professores voluntários, seções de pessoal, atendimento a órgãos externos, dentre outros); por supervisionar e controlar os assuntos relacionados a cadastro, arquivo pessoal; por inserir dados e informações em inúmeros sistemas de informação (SIs) voltados aos recursos humanos (RHs), informações estas sensíveis para os usuários, como folha de pagamento, descontos; e por atender a todos os usuários referentes a pedidos de informação, documentos e/ou orientação. Tendo em vista, que existem poucos estudos sobre a satisfação desses usuários, ou seja, na opinião de quem realmente utiliza o serviço, é imperativo avaliar a gestão e o desempenho do DAP. Considerando, que esse processo conduz à melhoria do desempenho da organização. Para isso, utilizou-se por meio de uma abordagem integrativa de avaliação de sistemas de informação dos campos da Ciência da Computação e da Ciência da Informação, avaliação de serviço de referência (SR), tanto presencial quanto virtual (Biblioteconomia), avaliação de unidade de informação (Biblioteconomia e Ciência da Informação) e as medidas de qualidade do serviço (Biblioteconomia, Ciência da Informação e do Marketing). Em sua fundamentação teórica, aborda a definição de SI, apresenta o modelo de sucesso de SI por DeLone e McLean (1992, 2003), apresenta alguns SIs governamentais da área de RH, principalmente, os utilizados pelo DAP, apresenta o modelo de avaliação de RH (Al-Shibly, 2011), e o modelo de avaliação do SR governamental (Lima, 2023). Além disso, a pesquisa trabalha com as medidas de qualidade do serviço, apresentando também escalas para medir a qualidade como a SERVQUAL (Parasuraman; Zeithaml; Berry, 1988, 1985) SERVPERF (Cronin; Taylor, 1992) E-S-QUAL (Parasuraman; Zeithaml; Malhotra, 2005) e LibQUAL+™ (Association of Research Libraries, 2020). Por fim, o estudo traz as pesquisas de diversos autores que contribuíram com o estudo, na seção nomeada de estudos correlatos. A metodologia utilizada na pesquisa de natureza aplicada, classificada como descritiva, de abordagem mista, é qualificada como um estudo de caso. Nesse contexto, a unidade de análise foi o DAP e a unidade de observação foi o conjunto de usuários desse Departamento. Seu universo compreendeu 7.088 usuários do DAP. Contudo, para a composição da amostra, optou-se pela seleção por cotas, que foi composta por servidores ativos - professores do magistério superior; professores do ensino básico, técnico e tecnológico e técnicos-administrativos. Além disso, foram escolhidos apenas aqueles que entraram em contato com o DAP. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário com questões fechadas e um campo opcional para comentário, o instrumento foi enviado a 1.226 usuários. As ferramentas utilizadas na análise quantitativa foram análise estatística, análise da variância (ANOVA), coeficiente de correlação de Spearman e método de comparações múltiplas de Tukey, na análise qualitativa, utilizou-se a análise de conteúdo categorial de Bardin (2011). A pesquisa apresentou os seguintes resultados, dentre outros, destaca-se que em todos os constructos trabalhados na análise quantitativa: controle da informação, qualidade do serviço, lugar e a satisfação, quem se declarou do gênero masculino, docente, possuía mais de 51 anos com menos de 3 anos de trabalho na UFMG e com pós-doutorado, avaliou melhor o serviço do que quem se declarou do sexo feminino e técnico-administrativo. Com exceção para o constructo lugar de que quem se declarou sem pós-graduação avaliou o serviço de maneira mais positiva. O estudo também revelou pelas análises objetivas pontos a serem aprimorados como: informar sobre a legislação que impacta diretamente a folha de pagamento, acessibilidade, ter um cuidado especial à excelência no atendimento. Por outro lado, nas questões subjetivas, capacidade de resposta e/ou ajudar, atendimento, comunicação da informação, exigem do DAP atenção. Pois, a grande maioria dos comentários relatou alguma experiência negativa com o serviço e, pelos comentários, acredita-se que seja necessário melhorar os serviços, principalmente relacionada à questão de pessoal. O que vai ao encontro das recomendações dos usuários, para se investir em pessoal e a capacitação como forma de aperfeiçoar o serviço. Portanto, a pesquisa desenvolvida apresentou contribuições para os campos de avaliação de sistema de informação, avaliação de serviços e avaliação de serviço de referência em ambientes de recursos humanos.
Abstract: People are one of the main assets of organizations and, therefore, are essential to the success of these institutions. Consequently, there are departments within companies specifically dedicated to managing these indispensable resources for organizations. Particularly, Government Human Resources Departments are responsible for numerous activities, including hiring, inclusions, analysis, and the management of users' professional lives. In this regard, for these departments to be considered effective, both their decision-making and operational processes need to be carried out using high-quality information. This includes providing satisfactory services to users at a good cost-benefit ratio that aligns with the needs of both individuals and the organization. Due to this importance, efficient processes for managing these resources are crucial. Therefore, this research aimed to analyze the overall satisfaction of users with the informational services provided by the Personnel Administration Department (DAP) at the Federal University of Minas Gerais. This department is responsible for numerous users, including active career employees, retirees, interns, volunteer professors, personnel sections, external organization support, among others. It supervises and controls matters related to registration, personnel files, inputs data and information into various human resources information systems (HRIS), which are sensitive to users, such as payroll and deductions. Additionally, it attends to all users regarding information requests, documents, and/or guidance. Considering the limited studies on the satisfaction of these users, that is, the opinion of those who actually use the service, it is imperative to assess the management and performance of the DAP. This process contributes to the improvement of the organization's performance. To achieve this, an integrative approach was used, evaluating information systems from the fields of Computer Science and Information Science, reference service evaluation (both in-person and virtual, in the field of Library Science), information unit evaluation (Library Science and Information Science), and service quality measures (Library Science, Information Science, and Marketing). The theoretical framework covers the definition of Information Systems (IS), presents the IS success model by DeLone and McLean (1992, 2003), introduces some government IS in the HR area, especially those used by the DAP, presents the HR evaluation model (Al-Shibly, 2011), and the government reference service evaluation model (Lima, 2023). Additionally, the research works with service quality measures, also presenting scales such as SERVQUAL (Parasuraman; Zeithaml; Berry, 1988, 1985), SERVPERF (Cronin; Taylor, 1992), E-S-QUAL (Parasuraman; Zeithaml; Malhotra, 2005), and LibQUAL+™ (Association of Research Libraries, 2020). Finally, the study includes research from various authors who contributed to the study in the section named related studies. The research methodology is of applied nature, classified as descriptive, with a mixed approach, and qualifies as a case study. In this context, the unit of analysis was the DAP, and the unit of observation was the set of users of this department. The universe comprised 7,088 DAP users. However, for the sample composition, quota sampling was chosen, consisting of active employees - higher education teachers, basic, technical and technological education teachers, and administrative technicians. Additionally, only those who contacted the DAP were selected. The data collection instrument was a questionnaire with closed-ended questions and an optional comment field, sent to 1,226 users. Quantitative analysis tools included statistical analysis, analysis of variance (ANOVA), Spearman's correlation coefficient, and Tukey's Multiple Comparisons method. For qualitative analysis, Bardin's categorical content analysis (2011) was used. The research presented several results, among which it stands out that in all constructs analyzed quantitatively - information control, service quality, place, and satisfaction - those who identified as male, teaching staff, over 51 years old with less than 3 years of work at UFMG, and with a post-doctorate evaluated the service better than those who identified as female and administrative technicians. Except for the place construct, where those without postgraduate education rated the service more positively. The study also revealed, through objective analyses, areas to be improved, such as informing about legislation directly impacting payroll, accessibility, and special attention to service excellence. On the other hand, in subjective questions, response capacity and/or assistance, service, information communication, demand attention from the DAP. The majority of comments reported some negative experience with the service, indicating a need to improve services, particularly related to personnel issues. This aligns with user recommendations to invest in personnel and training to enhance service. Therefore, the developed research contributed to the fields of information system evaluation, service evaluation, and reference service evaluation in human resources environments.
Subject: Ciência da informação
Administração de recursos humanos
Recursos humanos na administração pública
Serviço público - Avaliação
Serviços de informação
Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Administração de Pessoal
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/61868
Issue Date: 7-Aug-2023
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