Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61875
Tipo: Tese
Título: Educação interprofissional para tomada de decisão compartilhada em farmacoterapia: promovendo estratégias de justiça epistêmica por meio da pedagogia crítica.
Autor(es): Kirla Barbosa Detoni
Primeiro Orientador: Djenane Ramalho de Oliveira
Primeiro Coorientador: Simone de Araújo Medina Medonça
Resumo: O desenvolvimento da educação interprofissional (EIP) na graduação é primordial para a formação de futuros profissionais de saúde aptos para o compartilhamento da decisão em relação ao tratamento medicamentoso. Este trabalho teve por objetivo compreender os processos envolvidos na elaboração, oferta e avaliação de uma atividade acadêmica curricular em EIP para a tomada de decisão compartilhada em farmacoterapia, na perspectiva dos estudantes e tutoras envolvidas. Para atingir este fim, esta tese foi metodologicamente organizada em três etapas. Na Etapa I, com o intuito de mapear a literatura de interesse, foi conduzida uma revisão de escopo sobre as estratégias de ensino-aprendizagem em EIP para a tomada de decisão compartilhada em farmacoterapia, bem como os métodos e instrumentos utilizados para avaliação dessas experiências. A busca foi realizada em sete bases eletrônicas de dados, além da busca manual, seguindo as recomendações do PRISMA-ScR, sendo incluídos 21 artigos. Esta revisão identificou inconsistências em como as intervenções de EIP são implementadas, reportadas e avaliadas e revelou a escassez de experiências que considerassem a centralidade do paciente no compartilhamento da decisão. Esses achados reforçaram a importância de se ofertar uma iniciativa de EIP com esse foco. Na Etapa II, a partir dos resultados da revisão, foi planejada e ofertada uma atividade acadêmica curricular em EIP para a tomada de decisão compartilhada em farmacoterapia, tendo em vista o contexto de saúde brasileiro, à luz das teorias da injustiça epistêmica e da pedagogia crítica de Paulo Freire. O plano de ensino foi elaborado com carga horária de 30 horas/aula, dividida em 15 encontros com frequência semanal. A atividade, ofertada como optativa, aconteceu no segundo semestre de 2022 e contou com a participação de vinte estudantes de cinco cursos: Enfermagem (n = 5), Farmácia (n = 6), Medicina (n = 2), Psicologia (n = 4) e Odontologia (n = 3). Foram utilizadas diferentes metodologias ativas para alcance dos objetivos de ensino-aprendizagem, fundamentados no desenvolvimento de competências colaborativas e para o compartilhamento das decisões em saúde. Na Etapa III, pela lente da autoetnografia, buscou-se compreender as dinâmicas de poder envolvidas nesta iniciativa interprofissional sob a perspectiva dos estudantes e das tutoras. Os dados foram construídos a partir dos portfólios elaborados pelos estudantes, grupo focal, entrevistas individuais e observação participante, permeados pela reflexividade. A perspectiva crítica freiriana foi utilizada como lente teórica para análise e interpretação dos resultados. Os achados desta etapa revelaram como os estudantes participantes da EIP com foco na tomada de decisão compartilhada em farmacoterapia podem reproduzir as hierarquias estruturais em saúde, naturalizadas nas falas, comportamentos e atitudes, legitimando os privilégios da categoria médica e a submissão dos pacientes. Futuras iniciativas de EIP devem estar atentas para não reforçar paradoxalmente estereótipos tradicionais, incluindo o tema do poder explicitamente nos programas de ensino.
Abstract: The development of IPE at undergraduate level is essential for the training of future health professionals capable of sharing decisions regarding drug treatment. This work aimed to understand the processes involved in the preparation, offering and evaluation of a curricular academic activity in IPE for shared decision-making in pharmacotherapy, from the perspective of the students and tutors involved. To achieve this end, this thesis was methodologically organized into three stages. In Stage I, with the aim of mapping the literature of interest, a scoping review was conducted on teaching-learning strategies in IPE for shared decision-making in pharmacotherapy, as well as the methods and instruments used to evaluate these experiences. The search was carried out in seven electronic databases, in addition to the manual search, following the recommendations of PRISMA-ScR, including 21 articles. This review identified inconsistencies in how IPE interventions are implemented, reported and evaluated and revealed a scarcity of experiences that considered the centrality of the patient in sharing the decision. These findings reinforced the importance of offering an IPE initiative with this focus. In Stage II, based on the results of the review, an academic curricular activity in IPE was planned and offered for shared decision-making in pharmacotherapy, taking into account the Brazilian health context, in light of theories of epistemic injustice and critical pedagogy by Paulo Freire. The teaching plan was prepared with a workload of 30 class hours, divided into 15 weekly meetings. The activity, offered as an option, took place in the second semester of 2022 and was attended by twenty students from five courses: Nursing (n = 5), Pharmacy (n = 6), Medicine (n = 2), Psychology (n = 4) and Dentistry (n = 3). Different active methodologies were used to achieve teachinglearning objectives, based on the development of collaborative skills and the sharing of health decisions. In Stage III, through the lens of autoethnography, we sought to understand the power dynamics involved in this interprofessional initiative from the perspective of students and tutors. The data were constructed from portfolios prepared by students, focus groups, individual interviews and participant observation, permeated by reflexivity. The Freirean critical perspective was used as a theoretical lens for analyzing and interpreting the results. The findings of this stage revealed how students participating in IPE with a focus on shared decision-making in pharmacotherapy can reproduce structural hierarchies in health, naturalized in speech, behaviors and attitudes, legitimizing the privileges of the medical category and the submission of patients. Future IPE initiatives must be careful not to paradoxically reinforce traditional stereotypes by including the theme of power explicitly in teaching programs.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceutica
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/61875
Data do documento: 18-Out-2023
Término do Embargo: 18-Out-2025
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TESE - EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA TOMADA DE DECISÃO COMPARTILHADA EM FARMACOTERAPIA: promovendo estratégias de justiça epistêmica por meio da pedagogia crítica3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


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