Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61890
Tipo: Dissertação
Título: O lazer na escola: uma investigação sobre as práticas esportivas ofertadas pela iniciativa privada em uma escola pública do munícipio de Vespasiano
Autor(es): Valdir de Assis Cruz
primer Tutor: Cristiane Myriam Drumond de Brito
primer Co-tutor: Walesson Gomes da Silva
primer miembro del tribunal : Heli Sabino de Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Luiz Carlos Felizardo Junior
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo investigar os impactos do projeto Automobilismo Educacional no cotidiano dos participantes, estudantes de uma escola pública localizada em um bairro periférico do município de Vespasiano/MG. No desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica, focada em estudos sobre lazer, adolescentes e jovens, além de abordar o desporto educacional sob a lei n° 9.615/98. Quanto à metodologia, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. Dessa forma, para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo que, em vez de se concentrar na quantificação de dados, como ocorre em métodos quantitativos, a análise de conteúdo busca identificar padrões, temas, significados e relações subjacentes no material estudado. que se insere na categoria de técnicas de análise qualitativa, empregada. Nessa perspectiva, foram identificadas as seguintes categorias de análise: a) avaliação da divulgação do Automobilismo Educacional na escola pesquisada; b) avaliação dos critérios de seleção para participação dos estudantes nesse projeto; c) análise dos impactos desse projeto no cotidiano dos estudantes; d) concepção do lazer como estratégia de ocupação do tempo livre. Os resultados obtidos revelaram que intervenções tais como o Automobilismo Educacional carregam complexidades e implicações que ultrapassaram as expectativas iniciais. A análise enfatizou a necessidade de uma avaliação crítica e contextualizada para se compreender os impactos desses projetos, não apenas destacando-se seus aspectos positivos, mas também reconhecendo as limitações e desafios inerentes a este projeto. E a investigação dos resultados dessa iniciativa contribuiu para uma melhor compreensão da interação entre o referido projeto, lazer e processo educativo.
Abstract: The present work aims to investigate the impacts of the educational motoring project on the daily lives of the participants, students of a public school located in a peripheral neighborhood of the municipality of Vespasiano/MG. In the development of the research, a bibliographic review was carried out focused on studies on leisure, adolescents and young people, in addition to addressing educational sport under law n° 9.615/98. As for the methodology, semi-structured interviews were used as data collection instruments. For the analysis and interpretation of these data, the Content Analysis methodology was used which, instead of focusing on the quantification of data, as occurs in quantitative methods, the content analysis seeks to identify patterns, themes, meanings and underlying relationships in the material studied. which falls into the category of qualitative analysis techniques, employed. In this perspective, the following categories of analysis were identified: a) Evaluation of the Dissemination of Educational Motoring in the researched School; b) Evaluation of the Selection Criteria for Student Participation in this project; c) Analysis of the impacts of this project on the daily lives of students; d) Conception of Leisure as a strategy for Occupation of Free Time. The results obtained revealed that interventions such as educational motoring carry complexities and implications that surpassed initial expectations. The analysis emphasized the need for a critical and contextualized evaluation to understand the impacts of these projects, not only highlighting their positive aspects, but also recognizing the limitations and challenges inherent to this project. The investigation of the results of this initiative contributed to a better understanding of the interaction between the aforementioned project, leisure and the educational process.
Asunto: Lazer
Adolescentes
Jovem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61890
Fecha del documento: 2-oct-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO DE VALDIR ASSIS CRUZ - REPOSITÓRIO.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.