Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61898
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Feasibility of using a tongue-activated joystick by healthy pre-teen children
Título(s) alternativo(s): Viabilidade do uso de joystick ativado pela língua por crianças pré-adolescentes saudáveis
Autor(es): Mariana Souza Amaral
Renata Maria Moreira Moraes Furlan
Guilherme André Santana
Clarice Magnani Figueiredo
Estevam Barbosa de Las Casas
Andréa Rodrigues Motta
Resumen: PURPOSE: To investigate the motivation and the effects of: tongue movement direction; resistance force level; repetition number; and sustained tongue contraction duration on tongue motor performance in healthy pre-teen children using computer games. METHODS: An analytical observational cross-sectional study was conducted with 15 healthy 11-13 year-old children with normal lingual strength. The participants played six computer games using a tongue-controlled joystick. The series varied the time for continuous force application on the target (3 and 5 seconds) and the target force level (0.5, 1 and 2 N). After the tests, the participants answered a questionnaire about their impressions and reactions to the game. The variables analyzed were number of attempts to score (NAS), time for which the target force was maintained (TTFM), and the time spent for scoring (TSS). RESULTS: Of 43 normally developing candidates screened for the study, 15 (35%) were included for having entirely normal tongue structure and function and for being able to complete all of the study tasks. Of the 15 participants, 11 (73.3%) said that it was easy to play, three (20.0%) found it a bit hard to play, and only one (6.6%) considered it difficult to play. The results suggest that healthy individuals with normal lingual structure and function are able to successfully perform the games, but those with longer durations of sustained contraction (5 seconds) and the most required force (2 N) are the most difficult. Leftward and upward movements were more difficult than rightward and downward movements. CONCLUSION: All of these carefully selected participants were able to perform all of the study tasks, indicating that this method is feasible for pre-teens with normal lingual structure and function. The joystick device encouraged the participants to perform tongue movements that may be part of the typical orofacial myofunctional treatment exercises for tongue function. Results indicated that this game has the potential to be highly motivating for pre-teen children who are able to perform the tasks.
Abstract: OBJETIVO: Investigar a motivação e os efeitos de: direção do movimento da língua; nível de força de resistência; número de repetições; e duração da contração sustentada da língua no desempenho motor da língua em crianças pré-adolescentes saudáveis usando jogos de computador. MÉTODOS: Foi realizado um estudo observacional analítico transversal com 15 crianças saudáveis de 11 a 13 anos de idade com força lingual normal. Os participantes jogaram seis jogos de computador usando um joystick controlado pela língua. A série variou o tempo de aplicação contínua de força no alvo (3 e 5 segundos) e o nível de força alvo (0,5, 1 e 2 N). Após os testes, os participantes responderam a um questionário sobre suas impressões e reações ao jogo. As variáveis analisadas foram número de tentativas de pontuação (NAS), tempo de manutenção da força alvo (TTFM) e tempo gasto para pontuação (TSS). RESULTADOS: Dos 43 candidatos com desenvolvimento normal selecionados para o estudo, 15 (35%) foram incluídos por terem estrutura e função da língua totalmente normais e por serem capazes de completar todas as tarefas do estudo. Dos 15 participantes, 11 (73,3%) afirmaram que era fácil jogar, três (20,0%) acharam um pouco difícil jogar e apenas um (6,6%) considerou difícil jogar. Os resultados sugerem que indivíduos saudáveis com estrutura e função lingual normais são capazes de realizar os jogos com sucesso, mas aqueles com maior duração de contração sustentada (5 segundos) e força mais exigida (2 N) são os mais difíceis. Os movimentos para a esquerda e para cima foram mais difíceis do que os movimentos para a direita e para baixo. CONCLUSÃO: Todos esses participantes cuidadosamente selecionados foram capazes de realizar todas as tarefas do estudo, indicando que este método é viável para pré-adolescentes com estrutura e função lingual normais. O dispositivo joystick incentivou os participantes a realizar movimentos de língua que podem fazer parte dos exercícios típicos do tratamento miofuncional orofacial para a função da língua. Os resultados indicaram que este jogo tem potencial para ser altamente motivador para crianças pré-adolescentes que conseguem realizar as tarefas.
Asunto: Língua
Reabilitação
Jogos de vídeo
Força muscular
Equipamentos e provisões
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAS
MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61898
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://ijom.iaom.com/journal/vol45/iss1/2/
metadata.dc.relation.ispartof: International Journal of Orofacial Myology
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