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dc.creatorJuliana Aparecida Rocha Cunhapt_BR
dc.creatorPoueri do Carmo Mariopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T11:16:44Z-
dc.date.available2023-12-12T11:16:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage16pt_BR
dc.identifier.isbn2177-3866pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61915-
dc.description.resumoIntrodução No Brasil, medidas de apoio à inovação são feitas, tipicamente, por meio de incentivos fiscais destinados a estimular empresas a investirem mais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Estas políticas ganharam força nas últimas duas décadas com a publicação de várias leis, dentre elas a Lei do Bem (Lei 11.196/2005), que concedeu em 2014 1,71 bilhão de reais de renúncia fiscal. Devido à relevância da ação realizada (a renúncia) e seu fim (a inovação), é necessário que se tenham formas de mensurar o retorno destes incentivos de forma clara para a sociedade. Contexto Investigado O problema respondido nesta pesquisa relaciona-se com a utilização do modelo SROI para mensurar o retorno social dos incentivos fiscais da Lei do Bem. O objetivo principal do trabalho é demonstrar como mensurar o retorno social dos incentivos fiscais utilizando o modelo SROI, realizando neste as adaptações que forem necessárias. Os objetivos específicos são: identificar o(s) retorno(s) social(is) da Lei do Bem e verificar formas de valoração do(s) retorno(s) social(is) identificado(s). Diagnóstico da Situação-Problema Esta pesquisa apresenta uma proposta de adaptação do modelo SROI (Social Return on Investment) para mensuração do retorno social dos incentivos fiscais. Intervenção Proposta Utilizou-se a modelo proposto pela Social Value UK denominado Mapa de impacto para calcular o retorno social dos incentivos fiscais das empresas incentivadas pela Lei do Bem. Este modelo foi adaptado para atender tal demanda. Foi montado o cálculo do SROI em uma perspectiva macro, ou seja, analisando as informações consolidadas das empresas incentivadas. Limitou-se a pesquisa a análise dos dados consolidados das empresas participantes Lei do Bem no período de 2010 a 2014. Utilizou-se os dados coletados nos sites do MCTIC, Banco Central do Brasil, INPI e Ministério do Planejamento. Resultados Obtidos Ao analisar os resultados, verifica-se que o impacto da Lei do Bem no estímulo à inovação no Brasil é ainda muito baixo. Os valores de retorno social foram negativos, demonstrando um prejuízo neste modelo de incentivo governamental. A adaptação do modelo SROI para esse contexto se mostrou promissora. Contribuição Tecnológica-Social Com base no estudo bibliométrico apresentado no trabalho, verifica-se que não há outros estudos que relacionem retorno social dos incentivos fiscais e SROI. Além disso, apresentou-se uma medida do retorno social com base em um modelo adaptado do SROI, produzindo uma avaliação de um tipo de incentivo e de sua política subsdiária. Com as adaptações realizadas, tornou-se possível adotar o mesmo para a avaliação de empresas que divulgarem informações sobre a Lei do Bem, além de permitir uma avaliação agregada com base nos relatórios do MCTICpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSEMEAD Seminários em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei do Bempt_BR
dc.subjectIncentivos Fiscaispt_BR
dc.subjectSROIpt_BR
dc.subject.otherInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherIncentivos fiscaispt_BR
dc.titleAdaptação do modelo SROI para cálculo aplicado à análise dos incentivos fiscais - Lei do Bempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/1959.pdfpt_BR
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