Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61931
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDeise Prina Dutrapt_BR
dc.creatorBarbara Malveira Orfanòpt_BR
dc.creatorAnnallena de Souza Guedespt_BR
dc.creatorJessica Ceritello Alvespt_BR
dc.creatorJoão Gabriel Feketept_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T20:12:16Z-
dc.date.available2023-12-12T20:12:16Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume38pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage24pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1678-460X202238249731pt_BR
dc.identifier.issn1678-460Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61931-
dc.description.abstractA compilação de corpus é uma empreitada de pesquisa desafiadora que muitos pesquisadores decidem realizar. Poucos corpora de aprendizes, entretanto, podem ser facilmente acessados (por exemplo, o International Corpus of Learner English), e nenhum deles carrega uma variedade de registros textuais escritos por aprendizes de inglês de níveis diferentes de proficiência e que estudam no contexto universitário brasileiro. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a compilação de um corpus de aprendiz, muito necessário em nosso contexto de pesquisa e ensino, evidenciando as vantagens de construir este tipo de corpus para a compreensão das necessidades dos aprendizes, bem como para as tomadas de decisões pedagógicas baseadas em dados sólidos. Apresentando a fundamentação detalhada para a compilação do corpus, este trabalho revela as várias decisões tomadas, a fim de garantir que comparações justas possam ser feitas. Algumas conclusões obtidas referem-se à necessidade de tarefas específicas por área para impulsionar a proficiência na escrita, e para o desenvolvimento das habilidades de autoria nas aulas de Inglês para Fins Acadêmicos para fomentar o sucesso acadêmico.pt_BR
dc.description.resumoCorpus compilation is a challenging research endeavor that many researchers decide to pursue. Few learner corpora, however, can be easily accessed (e.g.,the International Corpus of Learner English), and none of them carry a variety of text registers written by English learners at different proficiency levels studying in the Brazilian university context. Therefore, the aim of this paper is to present the compilation of a learner corpus, much needed in our research and teaching context, pointing out the advantages of building this type of corpus for the understanding of learners’ needs as well as for pedagogical decision-making based on sound data. Presenting a detailed rationale of the corpus compilation, this article reveals the various decisions made in order to guarantee that fair comparisons can be made. To exemplify the value of building a carefully designed corpus, results of previous studies are compared. Some of the conclusions reached refer to the need for discipline-specific tasks to propel writing proficiency and for authorship skills to be developed in English for Academic Purposes classes to foster academic success.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofDELTA: Documentação de estudos em linguística teórica e aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpus de aprendizpt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectIFApt_BR
dc.subjectLinguística de corpuspt_BR
dc.subject.otherLinguísticapt_BR
dc.subject.otherLinguística de corpuspt_BR
dc.subject.otherRedação acadêmicopt_BR
dc.titleThe learner corpus path: a worthwhile methodological challengept_BR
dc.title.alternativeA trajetória da compilação de um corpus de aprendiz: um desafio metodológico compensadorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/delta/a/bYTDNtvWd4gV33DJ49vhpkh/?lang=enpt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-5799-5174pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5761-6303pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5246-4443pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5562-7271pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2439-1742pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
The learner corpus path_ a worthwhile methodological challenge.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.