Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61972
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dc.creatorKarla Luisa Costa Sabinopt_BR
dc.creatorNiara Gonçalves da Cruzpt_BR
dc.creatorJacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.creatorJoão Estevão Barbosa Netopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T13:34:04Z-
dc.date.available2023-12-13T13:34:04Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61972-
dc.description.resumoA percepção sobre o que é certo e errado está relacionada com o comportamento dos estudantes e, consequentemente, com o sentimento de justiça. Tal atitude pode afetar a adaptação social e a evasão escolar no meio acadêmico. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar qual a relação existente entre a percepção de justiça e a propensão à evasão de estudantes de cursos de Ciências Contábeis. Para tanto, com base nos estudos de Simil (2016), Cunha, Nascimento e Durso (2016) e Costa (2017), foi aplicado um questionário a 307 alunos de 5 Instituições de Ensino Superior. Os dados foram analisados mediante análise fatorial e regressão múltipla. Como resultado, foi identificado que a percepção de justiça está diretamente relacionada com a evasão escolar em cursos de graduação de Ciências Contábeis, em especial as dimensões de justiça procedimental e interacional. Quanto menor a percepção de justiça (injustiça) procedimental e interacional dos alunos em relação aos procedimentos adotados e o relacionamento interpessoal com o professor, maior será a propensão destes alunos evadirem. Além disso, para os estudantes da amostra os fatores que mais impactam na propensão a evasão são: (i) o fato dos estudantes não terem certeza a profissão oferecerá o retorno financeiro que desejam está relacionado com a propensão a evasão; (ii) o fato das instituições não oferecerem apoio para adaptação dos estudantes ao ritmo universitário; e (iii) a forma com que o professor ouve e fala com seus alunospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Administração e Contabilidade - AdContpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJustiça acadêmicapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectUniversidades privadaspt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherEvasão universitariapt_BR
dc.titlePercepção de justiça e propensão à evasão no curso de ciências contábeispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://adcont.net/index.php/adcont/adcont2023pt_BR
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