Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61987
Type: Tese
Title: Mobilidade educacional e fecundidade: uma análise pautada no status socioeconômico de origem
Authors: Bruna Daniele Ribeiro Firmino
First Advisor: Raquel Zanatta Coutinho
First Co-advisor: Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
First Referee: Luciana Soares Luz do Amaral
Second Referee: André Braz Golgher
Third Referee: Joice Melo Vieira
metadata.dc.contributor.referee4: Wanda Cabella
Abstract: De forma concomitante a um aparente processo de convergência na fecundidade por grupos socioeconômicos, observa-se uma expansão educacional generalizada na América Latina desde as últimas décadas século XX. Nesse contexto, inserindo mais uma variável no triângulo de classe social de origem – escolaridade – classe social de destino, vem à tona questões relacionadas à transformação ou manutenção das intenções e do comportamento reprodutivo por parte de mulheres que experimentaram uma mobilidade educacional ascendente. Adicionalmente, surgem questionamentos sobre a atuação da própria fecundidade e intenções reprodutivas como características seletivas para o ingresso e conclusão de um nível de ensino, especialmente o ensino superior. Diante desse cenário, o presente estudo visa analisar como e em que medida o status socioeconômico de origem está relacionado à fecundidade das mulheres dada a recente expansão do ensino superior no Brasil. Especificamente, pretende-se analisar, por meio de análises descritivas, possíveis padrões de fecundidade e de expectativas futuras relacionadas ao mercado de trabalho e à própria escolarização entre mulheres de 15 a 29 anos por escolaridade dos pais. Além disso, buscou-se analisar, utilizando regressões de Poisson, a existência de uma relação entre status socioeconômico de origem e a parturição de mulheres de 25 a 34 anos e identificar, via regressões de Poisson multinível, possíveis heterogeneidades na relação entre a escolaridade e a parturição dessas mulheres. Além disso, valendo-se de uma decomposição multivariada não linear, buscou-se avaliar em que medida as transformações na parturição média de mulheres dos grupos de ensino médio e ensino superior entre anos de 1996 e 2014 se deve às diferenças na composição desses grupos em termos das características inatas dos indivíduos, como raça, e características socioeconômicas de origem. Utilizou-se a base de dados School to Work Transition Survey e as PNAD’s de 1996 e 2014. Identificou-se uma forte correlação entre a escolaridade dos pais e aspirações educacionais e ocupacionais das próprias mulheres, o que pode ser explicado à luz da literatura de transmissão intergeracional a partir de mecanismos como a socialização na infância. Ademais, constatou-se uma correlação expressiva entre a parturição e o status socioeconômico de origem. Os resultados sugerem, no entanto, que boa parte dessa correlação é mediada pela transmissão intergeracional de escolaridade e status socioeconômico, o que pode estar correlacionado a uma estratificação educacional horizontal nesse nível de ensino. Essa estratificação faria com que indivíduos de diferentes origens sociais acessassem cursos com diferentes retornos financeiros e, consequentemente, enfrentassem diferentes custos e tivessem diferentes níveis de recursos disponíveis para a maternidade. Por fim, embora o percentual de universitárias de primeira geração tenha se mantido relativamente constante nos períodos e amostras analisados, os resultados sugerem que a mudança nas características do perfil de ingressantes nos níveis superior e médio atuou de modo a atenuar o padrão de queda na parturição média desses grupos. Esse resultado evidencia que, embora a escolaridade seja uma variável amplamente utilizada para mensurar níveis de fecundidade por status socioeconômico, diferenças na composição dos grupos educacionais podem constituir uma limitação nas comparações entre diferentes períodos. As análises realizadas na tese fomentam a discussão sobre o poder equalizador da escolaridade, sobretudo do ensino superior, no que se refere às características socioeconômicas e padrões reprodutivos.
Abstract: Concurrently with an apparent convergence process in fertility by socioeconomic groups, a widespread educational expansion has been observed in Latin America since the last decades of the 20th century. In this context, adding another variable to the social class of origin - education - social class of destination triangle, raises questions about the transformation or maintenance of reproductive intentions and behavior among women who have experienced upward educational mobility. Additionally, there are concerns about the role of fertility and reproductive intentions as selective characteristics for entering and completing a level of education, especially higher education. Given this scenario, the present study aims to analyze how and to what extent the socioeconomic status of origin is related to women's fertility given the recent expansion of higher education in Brazil. Specifically, through descriptive analyses, we intend to examine possible patterns of fertility and future expectations related to the labor market and education among women aged 15 to 29, based on their parents' educational attainment. Furthermore, using Poisson regressions, we sought to explore the relationship between socioeconomic status of origin and childbirth among women aged 25 to 34, and to identify, through multilevel Poisson regressions, potential heterogeneities in the relationship between education and childbirth among these women. Additionally, employing a nonlinear multivariate decomposition, we aimed to assess the extent to which changes in the average childbirth rate among high school and college-educated women between the years 1996 and 2014 are due to differences in the composition of these groups in terms of individuals' innate characteristics, such as race, and socioeconomic characteristics of origin. We used data from the School to Work Transition Survey and the 1996 and 2014 PNADs. A strong correlation was found between parental education and women own educational and occupational aspirations, which can be explained through the lens of intergenerational transmission literature, considering mechanisms such as childhood socialization. Moreover, a significant correlation between childbirth and socioeconomic status of origin was observed. However, the results suggest that much of this correlation is mediated by intergenerational transmission of education and socioeconomic status, which may be correlated with horizontal educational stratification at this level of education. This stratification would lead individuals from different social backgrounds to access courses with different financial returns, consequently facing different costs and having different levels of resources available for motherhood. Lastly, although the percentage of first-generation female university students has remained relatively constant in the analyzed periods and samples, the results suggest that changes in the profile of entrants into higher and secondary education have acted to attenuate the pattern of decline in the average childbirth rate among these groups. These finding highlights that, although education is widely used as a variable to measure fertility levels by socioeconomic status, differences in the composition of educational groups may limit comparisons between different periods. The analyzes carried out in the thesis encourage discussion about the equalizing power of schooling, especially higher education, regarding socioeconomic characteristics and reproductive patterns.
Subject: Fecundidade humana
Mulheres na educação
Demografia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Demografia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61987
Issue Date: 8-Aug-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseBruna_Final_20230511_ (1) (1).pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.