Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61988
Type: | Tese |
Title: | Valores humanos, qualidade de vida no trabalho e competências profissionais: proposição de modelo integrativo e estudo com jovens trabalhadores |
Authors: | Michelle Regina Santana Dutra |
First Advisor: | Kely César Martins de Paiva |
First Referee: | Fátima Ferreira Roquete |
Second Referee: | Milka Alves Correia Barbosa |
Third Referee: | Marina de Almeida Cruz |
metadata.dc.contributor.referee4: | Diogo Henrique Helal |
Abstract: | A presente tese teve como objetivo geral analisar as relações entre valores humanos, qualidade de vida no trabalho (QVT) e competências profissionais na percepção de jovens trabalhadores brasileiros, residentes em todas as cinco regiões federativas e vinculados a uma mesma instituição profissionalizante que atende à Lei da Aprendizagem. Os objetivos específicos foram revalidar as escalas dos construtos envolvidos, descrever cada uma das dimensões após revalidação e validar um modelo integrativo na percepção dos jovens trabalhadores. O público pesquisado foi escolhido devido às suas idiossincrasias, uma vez que trata de um conjunto de pessoas mais vulnerável, enfrentando maiores dificuldades de inserção e permanência no mercado de trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa. Os modelos teóricos adotados para nortear a construção do modelo integrativo foram Schwartz (1992) para valores humanos, Ferreira (2011) para QVT e Paiva (2007) para competências profissionais, utilizando as respectivas escalas PVQ-R de Torres, Schwartz e Nascimento (2016); IA_QVT de FERREIRA, 2011; e ECP de Paiva, Rocha e Fujihara (2018). As pesquisas explicativas buscam identificar relações de causalidade, o que permite compreender melhor os comportamentos e refletir sobre a necessidade de aprimoramentos no processo formativo dos jovens trabalhadores, tanto no ambiente de ensino quanto nas organizações em que atuam. Um total de 3.232 questionários válidos foi obtido e tratado para submissão às análises fatoriais exploratórias (AFEs). Todas as escalas foram revalidadas por meio das AFEs. Além disso, os dados descritivos das dimensões foram apresentados após as revalidações sinalizando todas as alterações ocorridas e as relações de causalidade foram testadas por meio da técnica de modelagem de equações estruturais, a qual permitiu confirmar as hipóteses e o argumento de tese proposto na introdução deste trabalho, porém com relações diretas positivas e negativas em cada construto. O presente estudo contribui para o conhecimento do comportamento desse público no trabalho e tem implicações gerenciais relevantes. Ele pode orientar as organizações na elaboração de programas de aprendizagem eficazes para o desenvolvimento profissional desses jovens, visando suas futuras inserções no mercado de trabalho. O estudo também identificou limitações da pesquisa e sugere direções para investigações futuras. |
Abstract: | The present thesis aimed to analyze the relationships between human values, quality of work life (QWL), and professional competencies in the perception of young Brazilian workers, residing in all five federative regions and affiliated with the same vocational institution that complies with the Apprenticeship Law. The specific objectives were to revalidate the scales of the constructs involved, describe each dimension after revalidation, and validate an integrative model in the perception of young workers. The target population was chosen due to their idiosyncrasies, as they belong to a more vulnerable group facing greater difficulties in entering and remaining in the labor market. To achieve this, a descriptive and explanatory research was conducted, using a quantitative approach. The theoretical models adopted to guide the construction of the integrative model were Schwartz (1992) for human values, Ferreira (2011) for QWL, and Paiva (2007) for professional competencies, using the respective scales: PVQ-R by Torres, Schwartz, and Nascimento (2016); IA_QWL by Ferreira (2011); and ECP by Paiva, Rocha, and Fujihara (2018). Exploratory research aims to identify causal relationships, which allows for a better understanding of behaviors and reflection on the need for improvements in the formative process of young workers, both in the educational environment and in the organizations they work for. A total of 3,232 valid questionnaires were obtained and processed for exploratory factor analyses (EFAs). All scales were revalidated through EFAs. Additionally, the descriptive data of the dimensions were presented after the revalidations, indicating all the changes that occurred. Causal relationships were tested using structural equation modeling, which confirmed the hypotheses and the thesis argument proposed in the introduction of this work, albeit with direct positive and negative relationships in each construct. This study contributes to the understanding of the behavior of this workforce and has significant managerial implications. It can guide organizations in developing effective learning programs for the professional development of these young individuals, aiming for their future integration into the labor market. The study also identified research limitations and suggests directions for future investigations. |
Subject: | Qualidade de vida no trabalho Mão-de-obra jovem Trabalhadores Ambiente de trabalho |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61988 |
Issue Date: | 22-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
[FINAL] Tese MRSD_UFMG.pdf | 2.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License