Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62075
Type: Monografia (especialização)
Title: Memória etnobotânica: uma possibilidade pedagógica entre escola e comunidade
Other Titles: Ethnobotnica memory: a pedagogical possibility between school and community
Authors: Wellington do Carmo Faria
First Advisor: Araci Rodrigues Coelho
First Referee: Ismael Krishna de Andrade Neiva
Second Referee: Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
Third Referee: Tânia Margarida Lima Costa
Abstract: A memória etnobotânica é uma possibilidade pedagógica importante na relação entre escola e comunidade. A memória etnobotânica é a que possibilita por meio da cultura étnica, diálogos e reflexões sobre as plantas ornamentais, alimentícias e medicinais na vida das pessoas e dos lugares. O tema da memória coletiva a partir da partilha do conhecimento intergeracional sobre plantas é fundamental para firmar o vínculo afetivo dos estudantes com a escola e a busca de seu compromisso em preservar as raízes étnicas, culturais e botânicas da comunidade. Nesse aspecto, a memória sobre plantas ornamentais, alimentícias e medicinais ocupa um lugar de excelência pois é no cultivo da terra e da luta pela sobrevivência das classes mais pobres que a sabedoria popular garante o sustento e a sobrevivência na escassez de recursos. Esses ensinamentos, muitas vezes não aprendidos na escola, são transmitidos oralmente, entre gerações e, quase sempre, revelam origens africana, indígena ou afro-brasileira. O projeto de ação – atividade do curso de Especialização Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e o Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais - visou delinear tais memórias, junto com estudantes da Escola Municipal Sérgio Miranda, bairro Tupi (Regional Norte de Belo Horizonte).
Abstract: Ethnobotanical memory is an important pedagogical possibility in the relationship between school and community. Ethnobotanical memory is what makes possible, through ethnic culture, dialogues and reflections on ornamental, food and medicinal plants in the lives of people and places. The theme of collective memory based on the sharing of intergenerational knowledge about plants is essential to establish the students' affective bond with the school and the pursuit of their commitment to preserve the community's ethnic, cultural, and botanical roots. In this respect, the memory of ornamental, food and medicinal plants occupies a place of excellence because it is in the cultivation of the land and in the struggle for the survival of the poorer classes that popular wisdom guarantees sustenance and survival in the scarcity of resources. These teachings, often not learned at school, are transmitted orally, between generations and, almost always, reveal African, indigenous, or Afro-Brazilian origins. The action project - activity of the Specialization Course Teaching Residence for the Training of Basic Education Educators, a partnership between the Municipal Education Secretariat of Belo Horizonte and the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais - aimed to outline such memories, together with students from the Sergio Miranda Municipal School, Tupi neighborhood (North Region of Belo Horizonte).
Subject: Etnobotânica
Cultura afro-brasileira
Comunidade e escola
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62075
Issue Date: 7-Nov-2020
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_TCC RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CP WELLINGTON DO CARMO FARIA (final).docx.pdf4.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.