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Type: Dissertação
Title: Gestão em saúde: um estudo sobre a análise de melhorias em um processo de montagem de kits cirúrgicos a partir da adoção do formulário A3 sob a perspectiva Lean Healthcare
Other Titles: Health Management: a study on the analysis of improvements in a surgical kit assembly process through the adoption of the A3 form, from a Lean Healthcare perspective
Authors: Rafael de Jesus da Paz
First Advisor: Karla Rona da Silva
First Co-advisor: June Marques Fernandes
First Referee: Karla Rona da Silva
Second Referee: June Marques Fernandes
Third Referee: Luciana Paula Reis
metadata.dc.contributor.referee4: Carolina Silva Caram
Abstract: PAZ, R. J. da. GESTÃO EM SAÚDE: um estudo sobre a análise de melhorias em um processo de montagem de kits cirúrgicos a partir da adoção do formulário A3, sob a perspectiva Lean Healthcare. 2023. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 2023. Devido à complexidade estrutural e à diversidade de recursos humanos e materiais especializados necessários ao seu funcionamento, o hospital requer um alto e constante investimento financeiro, que, muitas vezes, ultrapassa os lucros e gera desafios à sua sustentabilidade. Nos últimos anos, a disseminação dos conceitos Lean Manufacturin, fortemente aplicados em indústrias de manufatura, tem gerado esforços sistemáticos para a sua implementação em serviços de saúde. O Lean Healthcare, conhecido como uma abordagem Lean na área da saúde, foi originado para dar suporte aos profissionais na eliminação ou diminuição de obstáculos nos fluxos dos pacientes. Sua filosofia e ferramentas disponíveis geram uma transformação cultural na organização, pois demandam novas atitudes e novos hábitos que proporcionem condições de melhoria na qualidade da assistência, pela redução de desperdícios e tempos de espera. Nesta pesquisa, o problema em análise está em diminuir os desperdícios, fortalecer a segurança e desenvolvimento da instituição, contribuindo, assim, com a melhoria do processo de trabalho de uma farmácia hospitalar. Para tanto, a seguinte questão norteadora foi formulada: como auxiliar uma farmácia hospitalar a melhorar o processo de montagem de kits cirúrgicos utilizando as ferramentas da metodologia Lean Healthcare? Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender o processo de montagem de kits cirúrgicos em uma farmácia hospitalar, para o desenvolvimento de melhorias a partir de ferramentas da metodologia Lean. Como objetivos específicos têm-se: (a) mapear a rotina de atividades da farmácia; (b) descrever como é feito a montagem e entrega do produto, que são os kits cirúrgicos ao cliente interno: o Centro Cirúrgico; (c) identificar os pontos de fragilidades do setor, incluindo possíveis fontes de desperdícios, atividades que agregam ou não valor e potenciais melhorias; (d) elaborar propostas de mudanças, utilizando a Matriz A3, amplamente utilizada na Filosofia Lean. Foi utilizada a abordagem qualitativa, de caráter descritivo, sendo um estudo de caso único. Neste estudo, o cenário estudado é uma Instituição privada especializada no setor de Oftalmologia, localizada na região central da Cidade de Belo Horizonte, MG, com área distribuída em 7 andares, em sua grande maioria consultórios e setores de exames. Quanto à unidade de análise, trata-se da farmácia, localizada no terceiro andar da Instituição e que atende todo o hospital, inclusive o Centro Cirúrgico que chega a uma média de 600 procedimentos por mês. Os critérios de inclusão versaram sobre: ser profissional que atue no cenário do estudo, seja em cargo de liderança ou operacional; ter sido treinado na montagem e desmontagem de kits cirúrgicos e no sistema de controle de estoque e, por fim, ter mais de 3 meses de atuação na unidade. Como critério de exclusão, desconsiderou-se os colaboradores submetidos a afastamento médico ou de qualquer outra natureza no período de coleta de dados do estudo. No que se refere ao número amostral, culminou em 04 participantes. Não houve desistência de participantes nesta pesquisa. Quanto à técnica de coleta de dados, foi realizada análise de documentos institucionais, a observação direta e a realização do grupo focal. Para permitir a análise de dados, foi utilizada a transcrição dos achados da observação direta e análise de conteúdo dos trechos do grupo focal. A fim de facilitar o entendimento do processo de montagem de kits, fez-se necessário o mapeamento do Processo de Trabalho por meio do SIPOC e Fluxograma do Processo de Trabalho. Por fim, apresenta-se a proposta de melhoria, totalizando 16 Formulários A3, que representam o produto técnico entregue à Instituição cenário do estudo. Cada Formulário representa uma oportunidade de melhoria, sob a perspectiva Lean Healthcare. Como principais resultados tem-se como projeção uma redução de 39 horas anuais do colaborador na atividade de identificação dos Kits, caso essa passe a ser automatizada; diminuição de 14,4 km de percurso anual realizado pelo operador na atividade de montagem do kit, caso haja a mudança da disposição das estações de trabalho e uma eliminação de distância de percurso de 19,2 km ao ano na atividade envio dos Kits, caso a instituição venha a adotar as medidas propostas nos Formulários A3. A triangulação dos dados permitiu entender todo o cenário investigado, possibilitando a utilização de técnicas provenientes da Metodologia Lean para criação de propostas de melhoria, identificando gargalos, desperdícios e oportunidades de otimização da atividade. O estudo demonstrou que ferramentas do Lean Healthcare podem ser aplicadas como propostas de melhoria das atividades diárias de um setor como a farmácia hospitalar, tendo como produto os Formulários A3, embasado em seus conceitos e alicerçados na metodologia. Contudo, chamou a atenção a ausência de descrição na análise documental dos Procedimentos Operacionais Padrão para algumas atividades. Igualmente, importante é enfatizar a oportunidade de melhoria quanto à necessidade de aperfeiçoar a gestão visual do setor, realocar estações de trabalho mal distribuídas e minimizar as interrupções constantes provocadas pelas chamadas telefônicas. Como limitação do estudo, faz-se necessário fomentar nos diferentes estabelecimentos de saúde a implantação da proposta de melhoria aqui descrita e o estudo da metodologia Lean Healthcare para comparar e analisar os resultados, bem como levar em consideração as particularidades de cada nosocômio, seus indivíduos e a disponibilidade de recursos humanos e financeiros. Espera-se que este estudo incentive a realização de novas investigações, utilizando métodos diversos de coleta de dados, contribuindo, assim, para ampliar o que se sabe a respeito do assunto de interesse não apenas de gestores de serviços de saúde como também de pesquisadores em geral.
Abstract: PAZ, R. J. da. HEALTH MANAGEMENT: A study on the analysis of improvements in a surgical kit assembly process through the adoption of the A3 form, from a Lean Healthcare perspective. 2023. 128f. Dissertation (Professional Master’s in Health Services Management) - School of Nursing, Federal University of Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 2023. Due to its structural complexity and the diversity of specialized human and material resources required for its operation, hospitals require high and constant financial investments, often surpassing profits and posing challenges to their sustainability. In recent years, the dissemination of Lean Manufacturing concepts, widely applied in manufacturing industries, has generated systematic efforts for their implementation in healthcare services. Lean Healthcare, known as a Lean approach in the healthcare field, was developed to support professionals in eliminating or reducing obstacles in patient flows. Its philosophy and available tools generate a cultural transformation within the organization, as they require new attitudes and habits that provide conditions for improving the quality of care through waste reduction and waiting time. In this research, the problem under analysis is to reduce waste, strengthen safety, and contribute to the development of the institution, thus improving the work process of a hospital pharmacy. Therefore, the following guiding question was formulated: How to assist a hospital pharmacy in improving the process of assembling surgical kits using Lean Healthcare methodology tools? In this sense, the main aim of this research was to understand the process of assembling surgical kits in a hospital pharmacy for the development of improvements using Lean methodology tools. The specific aims were: (a) to map the routine activities of the pharmacy; (b) to describe how the assembly and delivery of the product, which are the surgical kits, are done to the internal customer: the Operating Room; (c) to identify weaknesses in the department, including possible sources of waste, activities that add value or not, and potential improvements; (d) to develop proposed changes using the widely spread A3 Matrix by Lean Philosophy. A qualitative approach was used, with a descriptive nature, as a single case study. In this study, the scenario studied is a private institution specialized in Ophthalmology, located in the central region of Belo Horizonte City, MG, with an area distributed across 7 floors, mostly consisting of clinics and examination departments. Regarding the unit of analysis, it is the pharmacy, located on the third floor of the institution, which serves the entire hospital, including the Surgery Room, which averages 600 procedures per month. The inclusion criteria were: being a professional who works in the study setting, whether in a leadership or operational position; being trained in the assembly and disassembly of surgical kits and in the inventory control system; and having more than 3 months of experience in the unit. The exclusion criterion was employees on medical or any other type of medical leave during the data collection period. The sample size resulted in 04 participants, and there were no dropouts in this research. The data collection techniques included analysis of institutional documents, direct observation, and conducting a focus group. Transcription of findings from direct observation and content analysis of excerpts from the focus group were used for data analysis. In order to facilitate the understanding of the kit assembly process, it was necessary to map the Work Process using SIPOC and Process Flowchart. Finally, a proposal for improvement is presented, totaling 16 A3 Forms, which represent the technical product delivered to the study institution. Each Form represents an improvement opportunity from a Lean Healthcare perspective. The main projected results include a reduction of 39 annual hours for the employee in the kit identification activity if automated, a decrease of 14.4 km in annual travel distance for the operator in the kit assembly activity if workstations are rearranged, and an elimination of 19.2 km in annual travel distance for kit delivery activity if the proposed measures in the A3 Forms are adopted by the institution. Data triangulation allowed for a comprehensive understanding of the investigated scenario, enabling the use of Lean methodology techniques to create improvement proposals, identify bottlenecks, waste, and optimization opportunities in the activity. The study has demonstrated that Lean Healthcare tools can be applied as improvement proposals for daily activities in a department such as the hospital pharmacy, with the A3 Forms as the product, based on its concepts and based on its methodology. However, attention was drawn to the lack of description in the documentary analysis of the Standard Operating Procedures for some activities. Likewise, it is important to highlight the opportunity for improvement in terms of enhancing visual management in the department, reallocating poorly distributed workstations, and minimizing constant interruptions caused by phone calls. As a limitation of the study, it is necessary to promote the implementation of the proposed improvement in different healthcare facilities and study Lean Healthcare methodology to compare and analyze the results, taking into consideration the specificities of each hospital, its individuals, and the availability of human and financial resources. It is expected that this study will encourage further investigations using different data collection methods, contributing to expanding knowledge on this subjec of interest not only for healthcare service managers but also for researchers in general.
Subject: Gestão em Saúde
Otimização de Processos
Serviço de Farmácia Hospitalar/organização & administração
Dissertação acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62105
Issue Date: 27-Sep-2023
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