Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62117
Type: Dissertação
Title: Análise institucional de um hospital universitário de Minas Gerais: abordagem sócio-histórica do período de 1928 a 2020
Authors: Maria Valdirene Martins
First Advisor: Carla Aparecida Spagnol
First Co-advisor: Núncio Antônio Araújo Sól
First Referee: Rita de Cássia Marques
Second Referee: Ana Lúcia Abrahão da Silva
Abstract: O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG) foi doado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1931, para servir de campo de estágio do ensino médico e ao longo de sua história quase centenária, passou por inúmeras transformações. Dessa forma, optou-se por investigar o processo de institucionalização desse hospital universitário em Minas Gerais, com a perspectiva de se propor a criação de um espaço de documentação e memória do HC/UFMG, para estudos futuros de novos pesquisadores. A pesquisa se justifica pela relevância do referido hospital para a universidade, para os sujeitos a ela vinculados e para a sociedade de modo geral. Além disso, há uma carência de estudos que identifiquem os processos históricos envolvendo um dos hospitais mais antigos de Minas Gerais. Assim, delineou-se como objetivo geral dessa investigação: analisar o processo de institucionalização do ensino em um Hospital Universitário de Minas Gerais, desde a sua criação, em 1928 até 2020. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como referencial teórico metodológico a Análise Institucional, na sua vertente sócio-histórica, pois permite a compreensão de fatos circunscritos no passado e os atuais ao analisar o movimento dialético entre os instituídos e instituintes no processo de institucionalização do hospital universitário. O cenário do estudo foi o HC/UFMG localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da análise documental. Os resultados evidenciaram as correlações de forças e forças antagônicas que agiram para a manutenção da missão do hospital. Mesmo quando os objetivos foram flexibilizados e remodelados, elas agiram para a manutenção da instituição fundadora, a missão motivo de sua criação. Como contribuição desta pesquisa, está um breve relatório que poderá contribuir para a formulação de um projeto de criação de um centro de memória, como um dispositivo que possa reunir os vários elementos que contam as histórias do Hospital e a produção de um vídeo com os principais fatos históricos aqui analisados, da fundação aos dias atuais. Tal produção icnográfica poderá funcionar como “porta de entrada” para construção de interesse de sujeitos sobre o Hospital das Clínicas da UFMG. Tal estudo evidenciou a necessidade e subsidiou a proposta de criação de um Centro de Documentação e Memória, uma vez que a instituição em análise, apesar de quase centenária, não possui um espaço de guarda, preservação e disponibilização de fácil acesso a documentos que retratam a sua história e memória.
Abstract: The Hospital das Clínicas of the Federal University of Minas Gerais (HC/UFMG) was donated to the Faculty of Medicine of the Federal University of Minas Gerais, in 1931, to serve as a training ground for medical teaching and all throughout its almost century-old history, this through countless transformations. It was therefore decided to study the process of institutionalization of this university hospital in Minas Gerais, with the perspective of proposing the creation of a documentation and memory space of the HC/UFMG, for future studies by new researchers. The research is justified by the importance of the said hospital for the university, for the subjects related to it and for society in general. Additionally, there is a lack of studies identifying historical processes involving one of the oldest hospitals in Minas Gerais. Thus, the general objective of this research was highlighted: to analyze the process of institutionalization of teaching in a university hospital in Minas Gerais, from its creation, in 1928 until 2020. This is a research with a qualitative approach which had as theoretical reference Methodological Institutional Analysis, in its socio-historical aspect, because it allows to understand facts circumscribed in the past and those current by analyzing the dialectical movement between those who are established and those who establish the process institutionalization of the university hospital. The study setting was the HC/UFMG located in Belo Horizonte, Minas Gerais. The data collection technique was carried out through documentary analysis. The results highlighted the correlations of forces and the antagonistic forces that acted to maintain the hospital's mission. Even when the goals were relaxed and reshaped, they acted to maintain the founding institution, the mission that was the reason for its creation. As a contribution to this research, there is a brief report that could contribute to the formulation of a project to create a memory center, as a device that can bring together the different elements that tell the stories of the Hospital and to the production of a video. with the main historical facts analyzed here, from the foundation to the present day. Such an iconographic production could function as a “gateway” to arouse interest in topics concerning the UFMG Hospital das Clínicas. This study highlighted the need and could support the proposal to create a Memory and Documentation Center, since the institution analyzed, although it is almost a century old, does not have space to store, conserve and provide a easy access to documents that tell its story and memory.
Subject: Institucionalização
Hospitais Universitários
Memória
Coleta de Dados
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62117
Issue Date: 16-Oct-2023
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