Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62143
Tipo: Dissertação
Título: Flexibilidade na arquitetura escolar: a experiência dos edifícios-tapete no Recife (PE) na década de 1970
Autor(es): Larissa Morgana Leão Silva de Sousa
Primeiro Orientador: Celina Borges Lemos
Primeiro Coorientador: Fernando Diniz Moreira
Primeiro membro da banca : Maurício José Laguardia Campomori
Segundo membro da banca: Roberto Eustaáquio dos Santos
Terceiro membro da banca: Ricardo Alexandre Paiva
Resumo: A flexibilidade na arquitetura consiste no potencial de uma edificação de se adaptar com facilidade, de modo a contemplar transformações de ordem interna ou externa. Esse recurso foi especialmente explorado ao longo do período moderno, diante da emergência de desafios como a habitação mínima no período pós-guerra e a novidade da estandardização e industrialização de componentes construtivos. Disso, resultou uma produção permeada pelo experimentalismo e pela liberdade criativa do arquiteto, apesar de uma frequente rigidez e controle técnico que seriam mais tarde apontados na revisão da arquitetura moderna. Esta pesquisa tem como interesse a aplicação da flexibilidade na arquitetura escolar, motivada pelo desafio contemporâneo da obsolescência de estruturas escolares. Ela se estrutura como um estudo de caso, de modo a se aprofundar na produção de edifícios-tapete em Pernambuco na década de 1970, seguindo o conceito criado pela arquiteta Alison Smithson para edifícios extensíveis estruturados em malhas. Seu objetivo é relacionar a experiência da Região Metropolitana do Recife ao alcance da teoria da flexibilidade e indeterminação na arquitetura moderna. É adotada uma metodologia descritiva, que parte de uma revisão bibliográfica para associar episódios da flexibilidade na arquitetura moderna a projetos pertinentes, a fim de observar os recursos empregados em diferentes episódios. A pesquisa também investiga as relações entre políticas educacionais e arquitetura escolar em casos do Brasil moderno, e adentra a produção de Pernambuco para o estabelecimento de análises projetuais e avaliações das escolas listadas. Com isto, confirma a pertinência do tema da flexibilidade na arquitetura escolar e a necessidade de seu aprofundamento pela pesquisa na arquitetura.
Abstract: Flexibility in architecture consists of a building's potential to easily adapt, accommodating both internal and external changes. This feature was especially explored during the modern period, in response to challenges such as post-war minimal housing and the novelty of standardization and industrialization of construction components. This led to a production characterized by experimentation and the creative freedom of architects, despite frequent rigidity and technical control, which would later be critiqued in the revision of modern architecture. This research focuses on the application of flexibility in school architecture, driven by the contemporary challenge of the obsolescence of school structures. It is structured as a case study, delving into the production of mat-buildings in Pernambuco in the 1970s, following the concept created by architect Alison Smithson for extensible buildings structured in grids. Its objective is to relate the experience of the Metropolitan Region of Recife to the theory of flexibility and indeterminacy in modern architecture. It is adopted a descriptive methodology, starting with a literature review to associate episodes of flexibility in modern architecture with relevant architectural designs to observe the resources employed in different instances. The research also investigates the relationships between educational policies and school architecture in modern Brazil, delving into Pernambuco's production for design analysis and evaluations of the listed schools. Through this, it confirms the relevance of the theme of flexibility in school architecture and the need for further exploration through architectural research.
Assunto: Edifícios escolares
Arquitetura moderna
Escolas
Recife
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62143
Data do documento: 29-Set-2023
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