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http://hdl.handle.net/1843/62153
Type: | Tese |
Title: | Mysterium illustratum : a occulta philosophia e a arte da maniera em Florença |
Authors: | Thainan Noronha de Andrade |
First Advisor: | Magno Moraes Mello |
First Referee: | Maria Cristina Louro Berbara |
Second Referee: | Alfredo José Morales Martínez |
Third Referee: | Cassio da Silva Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee4: | Claúdio Monteiro Duarte |
Abstract: | Nas primeiras décadas do século XVI, surge uma nova linguagem artística, resultante de especulações estéticas originais e de uma transformação na posição social do artista e de sua arte. De uma perspectiva teórica, este estilo, florescido inicialmente em Florença e Roma, conhecido pela historiografia da arte como Maniera ou maneirismo, caracterizou-se pela proximidade com os campos literários e filosóficos, levando à emergência de uma arte profundamente intelectualizada, imbuída por diversos níveis de significados, acessíveis apenas a um público restrito e erudito de aristocratas e letrados. Neste cenário, emerge a influência das ideias provenientes do neoplatonismo renascentista, movimento filosófico impulsionado pelos esforços de Marsílio Ficino (1433-1499) e seus seguidores, membros da chamada Academia Platônica de Florença. O impacto desta corrente filosófica foi vasto e profundo, difundindo-se em diversos campos do saber humano, entre eles as artes visuais. Na estética maneirista, a metafísica neoplatônica foi utilizada como fundamento filosófico por teóricos e artistas, tornando-se uma ferramenta importante em suas buscas pela elevação do prestígio social das artes como disciplinas intelectuais. A difusão do neoplatonismo sobre as concepções estéticas e suas expressões artísticas é o objeto de estudo do presente trabalho, tendo como foco a arte florentina produzida sob o ducado de Florença, a partir do ducado de Cosimo I (1519-1574) iniciado em 1537, atingindo seu apogeu nas últimas décadas do século XVI, quando as novas diretrizes impostas pela Contra-Reforma sobre as imagens consolidam-se na arte florentina, representando o fim do maneirismo na cidade. O estudo deste fenômeno visa contribuir, em um sentido mais amplo, para uma melhor compreensão sobre a cultura e a arte Renascentista. Em um sentido estrito, para um melhor entendimento dos modos pelos quais correntes esotéricas impactaram as artes visuais, lançando ainda uma visão mais profunda da arte maneirista em Florença. |
Subject: | História - Teses Maneirismo (Arte) - Teses Renascença - Teses Florença (Itália) - Arte - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62153 |
Issue Date: | 6-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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