Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62157
Type: Tese
Title: Trabalho ainda que tan tan : os trabalhadores e trabalhadoras da linha de frente e a inclusão de pessoas em sofrimento mental no mercado formal de trabalho.
Authors: Liliam Magda Campos Costa
First Advisor: Silvio Segundo Salej Higgins
First Referee: Luciano Mattar
Second Referee: Jorge Alexandre Barbosa Neves
Third Referee: Velcemiro Inácio Maia
metadata.dc.contributor.referee4: Davidson Afonso de Ramos
Abstract: O intuito da pesquisa é, em linhas gerais, compreender a relação entre Estado, loucura e trabalho. Para tanto, questiona: como agentes públicos que atuam no cuidado em saúde mental e, com a inserção produtiva de pessoas com deficiência, possibilitam que pessoas em sofrimento mental (esquizofrênicos e bipolares) se transformem em agentes econômicos atuantes no mercado formal de trabalho? Na tentativa de responder tal questão, nos utilizamos da obra seminal Michael Lipsky (1980) e de sua categoria analítica, ‘ os burocratas de nível de rua’. Assim como o autor, partimos do pressuposto de que o locus situacional dos trabalhadores da linha de frente, que atuam no projeto de inserção de pessoas em sofrimento mental no mercado formal de trabalho, desenvolvido em Belo Horizonte – MG determina os benefícios que serão entregues pelo Estado a esses cidadãos. A nossa hipótese é que os atores políticos que denominamos trabalhadores (as) da linha de frente, no uso de seu poder discricionário, através de rotinas e de simplificações cognitivas, racionalizam o serviço a ser entregue aos cidadãos através da criação de critérios de elegibilidade que equilibram as demandas dos sujeitos e a escassez de recursos. A metodologia utilizada inclui 10 entrevistas semiestruturadas, realizadas com agentes públicos que atuam nos centros de convivência (SUS/PBH), nos ambulatórios de psiquiatria do Hospital das Clínicas (SUS – UFMG) e na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho (SRTE – MG). Inclui também inserções, com observação participante, em todas as etapas de implementação do projeto, tais como: empresas, organizações do Sistema S e do terceiro setor. Conclui que as decisões desses atores políticos são redistributivas e alocativas, ou seja, eles exercem controle social e que a reforma trabalhista de 2019 criou aquilo que Lotta e Vaz (2015) denominam de zona cinzenta, em que o Estado criou mecanismos que gerou a ausência de direitos para o trabalhador beneficiário do projeto que tem uma desestabilização psíquica mais grave no trabalho. Finaliza por sugerir que, as ações de agentes públicos que operam projetos cuja finalidade é inserir a pessoa em sofrimento mental no trabalho, espalhadas pelo Brasil, devem ser investigadas. Esses parecem bons indicadores para compreender a capacidade das respostas do Estado à demanda por trabalho do dito louco.
Abstract: The purpose of the research is, in general terms, to understand the relationship between the State, madness, and work. To this end, it asks: how do public agents that work in mental health care and, with the productive insertion of people with disabilities, enable people in mental distress (schizophrenics and bipolar) to become active economic agents in the formal labor market? In an attempt to answer such a question, we use the seminal work of Michael Lipsky (1980) and his analytical category, 'the street-level bureaucrats'. Like the author, we start from the assumption that the situational locus of the frontline workers, who act in the project of insertion of people in mental distress in the formal labor market, developed in Belo Horizonte - MG, determines the benefits that will be delivered by the State to these citizens. Our hypothesis is that the political actors we call frontline workers, in the use of their discretionary power and cognitive simplifications, rationalize the service to be delivered to citizens by creating eligibility criteria that balance the demands of the subjects and the scarcity of resources. The methodology used includes 10 semi-structured interviews conducted with public agents who work in the living together centers (SUS/PBH), in the psychiatric outpatient clinics of the Hospital das Clínicas (SUS - UFMG) and in the Regional Superintendence of the Ministry of Labor (SRTE/MG). It also includes insertions, with participant observation, in all stages of project implementation, such as companies, organizations of the S System and the third sector. It concludes that the decisions of these political actors are redistributive and allocative, i.e., they exercise social control and that the 2019 labor reform created what Lotta and Vaz (2015) call a gray zone, i.e., the State created mechanisms that generated the absence of rights for the beneficiary worker of the project who has a more severe psychic destabilization at work. It ends by suggesting that, the actions of public agents who operate projects whose purpose is to insert the person in mental suffering at work spread throughout Brazil should be investigated. These seem good indicators to understand the capacity of the State's responses to the demand for work of the so-called insane.
Subject: Sociologia - Teses
Trabalho - Teses
Saúde mental - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62157
Issue Date: 12-Jul-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseDoutorado_Liliam MagdaCamposCosta.pdfTese de doutorado2.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons