Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62159
Type: Tese
Title: Carreira e trabalho na vida após o doutorado : uma análise psicossocial das trajetórias de psicólogos doutores
Other Titles: Career and work along life after doctoratetraining : a psychosocial analysis of PhD psychologists’ trajectories
Authors: Fabrício Aparecido Bueno
First Advisor: Sérgio Dias Cirino
First Referee: Marcelo Afonso Ribeiro
Second Referee: Tatiana Pereira Queiroz
Third Referee: Ana Maria Jacó Vilela
metadata.dc.contributor.referee4: Andrea Knabem
Abstract: Este trabalho condensa os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo central analisar trajetórias de psicólogos egressos do doutorado em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), visando compreender, sob uma ótica psicossocial, os impactos do doutoramento sobre as suas carreiras. O referencial teórico que norteou a condução da pesquisa, tanto no que diz respeito à concepção subjacente do construto de carreira como em relação à postura investigativa em face do fenômeno das trajetórias socioprofissionais, foi a abordagem psicossocial da carreira proposta por Marcelo Afonso Ribeiro. A pesquisa foi composta de duas etapas, sendo a primeira de cunho teórico-crítico e a segunda de caráter empírico. Na primeira etapa, foram estabelecidos os alicerces de uma abordagem psicossocial para a investigação das trajetórias de egressos do ensino superior. Partindo de uma análise crítica da literatura brasileira sobre pesquisas conduzidas com egressos de cursos superiores, foi possível verificar a fragilidade teórica dos estudos produzidos com essa temática no Brasil. Também foi possível identificar a carência de uma interlocução consistente desses trabalhos com conceitos e problematizações oriundos de outros campos de investigação mais consolidados epistemologicamente. Como proposta para a superação dessa lacuna, foi evidenciado, através da produção de um ensaio teórico, as vantagens que a adoção de um referencial psicossocial sobre as noções de carreira proporciona às investigações interessadas em compreender a dimensão das construções de trajetórias de vida de trabalho dos sujeitos após a formação acadêmica. A segunda etapa da pesquisa consistiu em uma aplicação dos preceitos elaborados na fase inicial e se desenvolveu mediante a produção de uma pesquisa qualitativa estruturada a partir de entrevistas com 14 egressos do doutorado em Psicologia da UFMG, titulados entre 2012 e 2018. Em linhas gerais, as entrevistas se concentraram em estimular os egressos a produzirem narrativas sobre suas trajetórias profissionais antes, durante e após o doutoramento, e a refletirem sobre os impactos da formação doutoral no modo de configuração dessas trajetórias. A tese ora apresentada se estrutura a partir dos três artigos gerados como desdobramento do desenvolvimento das duas etapas da pesquisa, sendo o primeiro artigo oriundo da fase teórico-crítica e os dois artigos subsequentes provenientes do trabalho empírico. As contribuições desta tese para a literatura que trata sobre as temáticas nela enfocadas devem ser consideradas à luz dos contributos proporcionados por cada um dos três artigos (estudos) que a compõem. O primeiro artigo fornece um referencial norteador para a produção de estudos com egressos do ensino superior, tanto da graduação quanto da pós-graduação (stricto e latu sensu), a partir de um enfoque centrado na própria percepção dos egressos acerca de suas trajetórias, algo pouco explorado na literatura produzida no Brasil. O segundo artigo analisa a problemática das decisões de carreira após o doutoramento, evidenciando o quanto as recentes reconfigurações do mercado de trabalho acadêmico têm provocado impactos profundos na relação dos doutores com os seus projetos profissionais e de vida. O terceiro artigo, por fim, dialoga com as discussões acerca dos impactos da formação pós-graduada sobre a vida profissional dos egressos da pós-graduação stricto sensu, tanto daqueles que optam por dar prosseguimento à atuação profissional na área acadêmica quando daqueles que seguem uma trajetória de inserção total ou parcialmente fora da academia.
Abstract: This study abridges the results of a research which aims to analyze the trajectories taken by psychologists who graduated from the program of PhD in Psychology at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), in order to understand, from a psychosocial perspective, the impacts of the PhD on their careers. The theoretical framework that guided the lines of the research, both regarding the underlying conception of a career construction as well as the relation of the investigative trend facing the phenomenon of socio-professional trajectories, was the career psychosocial approach proposed by Marcelo Afonso Ribeiro.The research contains two stages, the first bears a theoretical-critical nature while the second holds an empirical trend. In the first stage, it was stablished the foundations of a psychosocial approach to investigate higher education graduates’ trajectories. Departing from a critical analysis of Brazilian literature on researches focused on graduates of higher education courses, it was possible to detect the theoretical fragility of studies approaching this topic in Brazil. It was also possible to identify the lack of a consistent dialogue between these works and concepts and problems originating from other more epistemologically consolidated fields of investigation. In order to display a proposal to overcome this gap, it was brought into light, by the production of a theoretical essay, the advantages that the adoption of a psychosocial framework on the notions of careers provides to investigations aiming to understand the dimension of constructions of subjects’ life trajectories after finishing the academic training. The second stage of the research consisted of applying the precepts elaborated in the initial phase and it was composed of a qualitative research based on interviews with 14 graduates of the PhD in Psychology at UFMG, graduated between 2012 and 2018. In general, the interviews focused on encouraging graduates to produce narratives about their professional trajectories before, during and after finishing the doctorate program, and to reflect on the impacts of doctoral training on the ways these trajectories were built. The thesis presented here is based on three articles generated as a result of the development of the two stages of the research. The first article comes from the theoretical-critical phase and the two subsequent articles from the empirical work. The contributions of this thesis to the literature that deals about the themes it focuses on must be considered in the light of the contributions provided by each of the three articles (studies) that build it up. The first article provides a guiding framework for the production of studies with graduates of higher education, both undergraduate and postgraduate (stricto and latu sensu), from a focus centered on the graduates' own perception of their trajectories, something sparsely explored in literature produced in Brazil. The second article analyzes the issue of career decisions after the doctorate, highlighting how the recent reconfigurations of the academic job market have had profound impacts on the relationship between doctors and their professional and life projects. The third article, finally, dialogues with the discussions about the impacts of postgraduate training on the lives of stricto-sensu postgraduates, involving both, those who choose to continue their professional activities in the academic area and those who follow a trajectory of total or partial insertion outside the academy.
Subject: Psicologia - Teses
Pós-Graduação - Teses
Trabalho - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62159
Issue Date: 6-Nov-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Fabrício Aparecido Bueno - última versão em pdfa.pdfSubstituição de versão inicial2.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons