Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62165
Type: Dissertação
Title: Transição para a vida adulta e as barreiras e oportunidades educacionais encontradas pelos jovens brasileiros, 2009-2019
Other Titles: Transition to adulthood and the educational barriers and opportunities encountered by young brazilians, 2009-2019
Authors: Júlia Oyamaguchi Pinheiro de Araujo Moreira
First Advisor: Danielle Cireno Fernandes
First Referee: Elaine Meire Vilela
Second Referee: José Irineu Rangel Rigotti
Abstract: O estudo analisa e compara os resultados encontrados em relação à permanência na trajetória educacional e à condição de ocupação no mercado de trabalho segundo a raça, gênero, área de residência, condição na família, entre outras variáveis, como forma de compreender como aspectos individuais, socioeconômicos e demográficos influenciam nas perspectivas dos indivíduos na transição para a vida adulta. O período de 2009 a 2019 foi escolhido com a intenção de analisar como a Lei de Cotas pode ter influenciado nas escolhas referentes a estudo e trabalho, por parte dos jovens brasileiros, apresentando novas perspectivas educacionais. Os dados utilizados foram extraídos das PNADs de 2009, 2011 a 2015 e PNADs Contínuas de 2016 a 2019, e foi elaborado modelo para análise das chances dos jovens se encontrarem em alguma das quatro possibilidades: frequenta escola ou universidade, está no mercado de trabalho, concilia estudo e trabalho e não estuda nem trabalha. Em um segundo momento, foram consideradas dimensões socioeconômicas, demográficas e individuais para analisar seus efeitos sobre as chances de evadir a escola e como o comportamento destes jovens foi modificado ao longo do período de análise. Os resultados da primeira análise apontam para um cenário mais favorável à permanência de jovens de 17 a 29 anos nos estudos, após a implementação de políticas afirmativas relacionadas ao acesso ao ensino superior. De 2009 a 2019, foi observada tendência dos jovens em geral de aumento na proporção do grupo que estuda e não trabalha. Considerando os critérios da Lei de Cotas, a mesma tendência de aumento no grupo daqueles que apenas estudam, foi observada para jovens pretos e pardos e jovens cuja renda familiar per capita era igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Ademais, em relação à segunda análise do trabalho, os resultados sugerem efeitos positivos indiretos da Lei de Cotas sobre as chances de evasão escolar antes da conclusão do ensino médio. Foi percebido aumento da proporção de jovens pretos e pardos de 15 a 17 anos entre aqueles que frequentam a escola. Além disso, considerando que jovens que trabalham durante carga horária mais elevada apresentam maiores chances de evadir a escola, foi percebida também a redução da proporção de jovens que estudam e trabalham mais de 20 horas semanais. Desse modo, as conclusões sobre o trabalho indicam que as políticas educacionais de acesso ao ensino superior implementadas no Brasil podem ter motivado jovens a permanecerem nos estudos, diante da maior possibilidade de acesso ao ensino superior. Entretanto, os resultados não podem ser atribuídos inteiramente a essas políticas, visto que existe um contexto econômico, político e social mais amplo que pode reforçar ou amenizar barreiras e oportunidades encontradas pelos jovens ao longo da vida.
Abstract: The study analyzes and compares the results found in relation to the permanence in the educational trajectory and the condition of occupation in the labor market according to race, gender, area of ​​residence, family condition, among other variables, as a way of understanding how individual aspects, socioeconomic and demographic factors influence the perspectives of individuals in the transition to adulthood. The period from 2009 to 2019 was chosen with the intention of analyzing how the Quota Law may have influenced the choices regarding study and work, by young Brazilians, presenting new educational perspectives. The data used were extracted from the PNADs from 2009, 2011 to 2015 and Continuous PNADs from 2016 to 2019, and a model was created to analyze the chances of young people finding themselves in one of the four possibilities: attending school or university, being in the job market, conciliates study and work and neither studies nor works. In a second moment, socioeconomic, demographic and individual dimensions were considered to analyze their effects on the chances of dropping out of school and how the behavior of these young people was modified over the period of analysis. The results of the first analysis point to a more favorable scenario for young people aged 17 to 29 to remain in studies, after the implementation of affirmative policies related to access to higher education. From 2009 to 2019, a trend was observed for young people in general to increase the proportion of the group that studies and does not work. Considering the criteria of the Quota Law, the same upward trend in the group of those who only study was observed for young black and brown people and young people whose per capita family income was equal to or less than 1.5 minimum wage. Furthermore, in relation to the second analysis of the work, the results suggest indirect positive effects of the Quota Law on the chances of dropping out of school before completing high school. An increase in the proportion of black and brown youth aged 15 to 17 among those attending school was noted. Furthermore, considering that young people who work longer hours are more likely to drop out of school, a reduction in the proportion of young people who study and work more than 20 hours a week was also noticed. Thus, the conclusions about the work indicate that the educational policies for access to higher education implemented in Brazil may have motivated young people to remain in their studies, given the greater possibility of access to higher education. However, the results cannot be attributed entirely to these policies, as there is a broader economic, political and social context that can reinforce or alleviate barriers and opportunities encountered by young people throughout their lives.
Subject: Sociologia - Teses
Educação - Teses
Jovens - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/62165
Issue Date: 27-Jun-2023
metadata.dc.description.embargo: 27-Jun-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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