Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62174
Type: Dissertação
Title: Linguagem MoLIC para o design de agentes conversacionais: aplicabilidade e extensão
Authors: Ulisses da Silva Fernandes
First Advisor: Raquel Oliveira Prates
First Co-advisor: Bruno Azevedo Chagas
First Referee: Simone Diniz Junqueira Barbosa
Second Referee: Luciana Cardoso de Castro Salgado
Abstract: Agentes conversacionais inteligentes estão se tornando cada vez mais populares em diferentes domínios de uso. A utilização desse tipo de tecnologia oferece desafios e oportunidades para a Interação Humano-Computador (IHC), uma vez que se baseia em conversas em linguagem natural e pode apresentar diferentes graus de inteligência e autonomia. Um desses desafios é investigar se as técnicas de design existentes são adequadas para modelar a interação usuário-agente. Em particular, nesta pesquisa focamos na MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation), um modelo de diálogo de fase de projeto baseado na teoria da Engenharia Semiótica, que permite aos designers representar a interação como conversas entre um sistema e seus usuários. Para conduzir a nossa investigação, realizamos inicialmente dois estudos de caso em que geramos o diagrama de interação MoLIC por engenharia reversa de dois agentes conversacionais – chatbot ANA, criado para apoiar a triagem e fornecer informação sobre o COVID-19; e Bixby, um assistente virtual para smartphones Samsung Electronics. O objetivo de nossa análise de engenharia reversa foi examinar se e como os aspectos interativos desses agentes conversacionais poderiam ser expressos pela MoLIC. Os resultados destes dois estudos mostraram que, embora fosse possível expressar a interação geral por meio da MoLIC, havia algumas limitações – relacionadas à expressividade da linguagem ou sua inadequação para representar esses tipos de sistema, resultando em um modelo sobrecarregado que poderia dificultar a interpretação e reduzir a natureza epistêmica da MoLIC. Então sugerimos algumas adaptações e criação de novos elementos a fim de adequar a MoLIC a esta tecnologia e avaliamos estas mudanças aplicando-as em um chatbot do TSE para as eleições presidenciais de 2022 no Brasil e em um site de compras online (Lojas Americanas) para verificarmos se as mudanças seriam capazes de modelar não somente agentes conversacionais, mas também outros tipos de sistemas. As contribuições deste estudo se concentram em (1) identificar limitações na aplicabilidade da MoLIC para modelar esse tipo de tecnologia e ponderar considerações sobre como estender ou adaptar a MoLIC para superá-las; e (2) direcionar a comunidade HCI para questões e novas iniciativas que possam ajudar designers a projetar e modelar agentes conversacionais inteligentes.
Abstract: Intelligent conversational agents are becoming more and more popular in different usage domains. The use of this type of technology offers challenges and opportunities for Human- Computer Interaction (HCI), since it is based on conversations in natural language and can present different degrees of intelligence and autonomy. One of these challenges is to investigate whether existing design techniques are suitable for modeling user-agent interaction. In particular, in this research we focus on MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation), a design-phase dialogue model based on Semiotic Engineering theory, which allows designers to represent interaction as conversations between a system and its users. To conduct our investigation, we initially carried out two case studies in which we generated the MoLIC interaction diagram by reverse engineering two conversational agents – the ANA chatbot, created to support triage and provide information about COVID-19; and Bixby, a virtual assistant for Samsung Electronics smartphones. The purpose of our reverse engineering analysis was to examine and how the interactive aspects of these conversational agents could be expressed in MoLIC. The results of these two studies showed that, although MoLIC was able to express the general interaction model, there was some limitations – related to the expressiveness of the language or its inadequacy to represent these types of system, resulting in a possible overloaded model that could hinder the interpretation and reduce the epistemic nature of MoLIC. Therefore we proposed some adaptations and the creation of new elements in order to adapt MoLIC to this technology and we evaluated these changes by applying them to a TSE chatbot for the 2022 Brazil presidential elections and in an online shopping website (Lojas Americanas) to verify if the changes were able to model not only conversational agents, but also other systems kinds. The contributions of this study focus on (1) identifying the applicability of MoLIC to model this type of technology and pondering considerations on how to extend or adapt MoLIC to overcome them; and (2) direct the HCI community to issues and new initiatives that can help designers design and model intelligent conversational agents.
Subject: Computação – Teses
Chatbot – Teses
Chatbot – Modelagem– Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62174
Issue Date: 3-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Ulisses_da_Silva_Fernandes_FINAL_vs_ENVIO-BIBLIOTECA.pdf10.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.