Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62224
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bárbara de Faria Morais Nogueira | pt_BR |
dc.creator | Adriane Mesquita de Medeiros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T12:07:25Z | - |
dc.date.available | 2024-01-02T12:07:25Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.volume | 23 | pt_BR |
dc.citation.issue | e2061 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 6 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1590/2317-6431-2018-2061 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 23176431 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62224 | - |
dc.description.abstract | Purpose: Check the vocal habits and changes in the working environment of teachers with functional dysphonia before and after participation in the Comprehensive Vocal Rehabilitation Program. Methods: Cross-sectional study performed with medical records of municipal teachers (step 1) and questionnaires after high speech therapy (step 2). The 25 teachers participants held speech therapy for functional dysphonia and answered the questionnaire over a period of at least six months after high. The collections was carried out through the retrospective analyses of the medical records of patients and by sending a questionnaire via the internet. Descriptive analyses was performed and the McNemar, Wilcoxon and Test-t tests considering a significance level of 5%. Results: Comparing the time before and after the speech therapy it was found that the teachers noticed a worsening in the ventilation, temperature and noise originated with in the school. Teachers have increased the use of the microphone. There was an increase in the practice of heating and vocal slowdown at the moment after the speech therapy. There was no statistical significance between the groups in the parameters of the Protocol of the Profile of Participation and activities. Conclusion: The have been changes vocals and behavior in the work environment after the interventioner. The realization of heating and slowdown of voice after speech therapy increased indicating that teachers are more aware about the benefits of vocal exercises. The use of the microphone is being used more frequently, but the amount of water consumed during the day is lower than expected. | pt_BR |
dc.description.resumo | Verificar as mudanças de hábitos vocais e na percepção do ambiente de trabalho dos professores com disfonia comportamental, após participação no Programa Integral de Reabilitação Vocal. Métodos: Estudo transversal realizado com prontuários de professores municipais (etapa 1) e com aplicação de questionário após alta fonoaudiológica (etapa 2). Os 25 professores participantes realizaram fonoterapia para disfonia comportamental e responderam ao questionário, no período mínimo de seis meses após alta fonoaudiológica. A coleta de dados foi feita por meio da análise retrospectiva dos prontuários dos pacientes e por envio de questionário via internet. Foi realizada análise descritiva e os testes McNemar, Wilcoxon e teste t, considerando nível de significância de 5%. Resultados: Comparando o momento pré e pós-fonoterapia, verificou-se que os professores perceberam piora na ventilação, temperatura e ruído originado dentro da escola, redução no relato de ruído originado na sala de aula e fora da escola, além de terem intensificado a utilização do microfone. Houve aumento da prática de aquecimento e desaquecimento vocal no momento após a fonoterapia. Não houve significância estatística entre os grupos nos parâmetros do protocolo .Perfil de Participação e Atividades Vocais. Conclusão: Ocorreram mudanças no comportamento vocal e na percepção do ambiente de trabalho, após a reabilitação fonoaudiológica. O relato de realização do aquecimento e desaquecimento da voz, após fonoterapia, aumentou, indicando que os professores mostraram-se mais conscientes sobre os benefícios dos exercícios vocais. O uso do microfone foi mais frequente, porém, a quantidade de água ingerida durante o dia foi aquém do esperado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Audiology - Communication Research | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Disfonia | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.subject.other | Disfonia | pt_BR |
dc.subject.other | Docentes | pt_BR |
dc.subject.other | Condições de Trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.title | Comportamento vocal e condições de trabalho de professores após fonoterapia para tratamento de disfonia comportamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Vocal behavior and working conditions of teachers after speech therapy for treatment of behavioral dysphonia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2061 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Comportamento vocal e condições de trabalho de professores após fonoterapia para tratamento de disfonia comportamental pdfa.pdf | 251.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.