Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBárbara de Faria Morais Nogueirapt_BR
dc.creatorAdriane Mesquita de Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2024-01-02T12:07:25Z-
dc.date.available2024-01-02T12:07:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issuee2061pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage6pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/2317-6431-2018-2061pt_BR
dc.identifier.issn23176431pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62224-
dc.description.abstractPurpose: Check the vocal habits and changes in the working environment of teachers with functional dysphonia before and after participation in the Comprehensive Vocal Rehabilitation Program. Methods: Cross-sectional study performed with medical records of municipal teachers (step 1) and questionnaires after high speech therapy (step 2). The 25 teachers participants held speech therapy for functional dysphonia and answered the questionnaire over a period of at least six months after high. The collections was carried out through the retrospective analyses of the medical records of patients and by sending a questionnaire via the internet. Descriptive analyses was performed and the McNemar, Wilcoxon and Test-t tests considering a significance level of 5%. Results: Comparing the time before and after the speech therapy it was found that the teachers noticed a worsening in the ventilation, temperature and noise originated with in the school. Teachers have increased the use of the microphone. There was an increase in the practice of heating and vocal slowdown at the moment after the speech therapy. There was no statistical significance between the groups in the parameters of the Protocol of the Profile of Participation and activities. Conclusion: The have been changes vocals and behavior in the work environment after the interventioner. The realization of heating and slowdown of voice after speech therapy increased indicating that teachers are more aware about the benefits of vocal exercises. The use of the microphone is being used more frequently, but the amount of water consumed during the day is lower than expected.pt_BR
dc.description.resumoVerificar as mudanças de hábitos vocais e na percepção do ambiente de trabalho dos professores com disfonia comportamental, após participação no Programa Integral de Reabilitação Vocal. Métodos: Estudo transversal realizado com prontuários de professores municipais (etapa 1) e com aplicação de questionário após alta fonoaudiológica (etapa 2). Os 25 professores participantes realizaram fonoterapia para disfonia comportamental e responderam ao questionário, no período mínimo de seis meses após alta fonoaudiológica. A coleta de dados foi feita por meio da análise retrospectiva dos prontuários dos pacientes e por envio de questionário via internet. Foi realizada análise descritiva e os testes McNemar, Wilcoxon e teste t, considerando nível de significância de 5%. Resultados: Comparando o momento pré e pós-fonoterapia, verificou-se que os professores perceberam piora na ventilação, temperatura e ruído originado dentro da escola, redução no relato de ruído originado na sala de aula e fora da escola, além de terem intensificado a utilização do microfone. Houve aumento da prática de aquecimento e desaquecimento vocal no momento após a fonoterapia. Não houve significância estatística entre os grupos nos parâmetros do protocolo .Perfil de Participação e Atividades Vocais. Conclusão: Ocorreram mudanças no comportamento vocal e na percepção do ambiente de trabalho, após a reabilitação fonoaudiológica. O relato de realização do aquecimento e desaquecimento da voz, após fonoterapia, aumentou, indicando que os professores mostraram-se mais conscientes sobre os benefícios dos exercícios vocais. O uso do microfone foi mais frequente, porém, a quantidade de água ingerida durante o dia foi aquém do esperado.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAudiology - Communication Research-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisfoniapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
dc.subject.otherDisfoniapt_BR
dc.subject.otherDocentespt_BR
dc.subject.otherCondições de Trabalhopt_BR
dc.subject.otherQualidade de Vidapt_BR
dc.titleComportamento vocal e condições de trabalho de professores após fonoterapia para tratamento de disfonia comportamentalpt_BR
dc.title.alternativeVocal behavior and working conditions of teachers after speech therapy for treatment of behavioral dysphoniapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2061pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.