Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62225
Type: Dissertação
Title: Suporte ao estudante com deficiência visual no ensino superior de música: um estudo sobre as políticas de acessibilidade e inclusão desenvolvidas em duas universidades públicas de Minas Gerais
Other Titles: Support for visually impaired students in higher music education: a study on accessibility and inclusion policies developed in two public universities in Minas Gerais
Authors: Renan Ezequias Fernandes
First Advisor: Jussara Rodrigues Fernandino
First Referee: Fernando Macedo Rodrigues
Second Referee: Helena Lopes da Silva
Abstract: O tema da presente pesquisa é o atendimento ao estudante com deficiência visual no contexto do ensino superior de música. A investigação teve como objetivo estudar as políticas de acessibilidade e inclusão desenvolvidas por duas universidades públicas mineiras, sendo estas a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), averiguando o funcionamento e o alcance dessas políticas, especificamente, no âmbito das escolas de música destas instituições, bem como seu impacto na vida acadêmica dos graduandos em música com deficiência visual. Diante da escassez de estudos, pesquisas e publicações (CHAVES; WOLLFFENBÜTTEL, 2020; SOARES; TRINDADE, 2021); e da lacuna existente nos currículos das licenciaturas e na formação de professores de música (LOUREIRO, 2006; PENNA, 2007; PLETSCH, 2009; LOURO, 2015; SOUZA e SAMPAIO, 2019) no que se refere à temática em questão, constata-se a necessidade de construção do conhecimento nesta área, com vistas ao aperfeiçoamento no atendimento à pessoa com deficiência, em especial, ao estudante de música com deficiência visual. A partir de revisão bibliográfica em torno do tema no campo das políticas públicas e da Educação Musical (REILY, 2008; DOMINGUES, 2009; LOURO, 2015; TUDISSAKI, 2019; SOUZA, 2020, KEENAN JÚNIOR, 2017; BONILHA, 2010), a pesquisa foi desenvolvida numa abordagem metodológica de caráter qualitativo, empregando, como coleta de dados, os seguintes instrumentos: Análise documental relativa às políticas de acessibilidade desenvolvidas na UEMG e na UFMG, bem como nas suas unidades acadêmicas responsáveis pelo ensino superior de música; e Entrevista semiestruturada com estudantes de graduação em música com deficiência visual, matriculados ou egressos das instituições mencionadas. A análise dos dados demonstrou a existência de políticas de inclusão nas duas universidades, mas não suficientes para atender a demanda dos estudantes com deficiência visual, além da necessidade de aperfeiçoamento na capacitação dos professores e dos profissionais envolvidos na formação dessa comunidade.
Abstract: The theme of this research is the care of visually impaired students in the context of higher education in music. The research aimed to study the accessibility and inclusion policies developed by two public universities in Minas Gerais, which are the State University of Minas Gerais (UEMG) and the Federal University of Minas Gerais (UFMG) investigating the functioning and scope of these policies, specifically within the scope of the music schools of these institutions, as well as their impact on the academic life of visually impaired music undergraduates. Given the scarcity of studies, research and publications (CHAVES; WOLLFFENBÜTTEL, 2020; SOARES; TRINDADE, 2021); and the gap in the curricula of undergraduate degrees and in the training of music teachers (LOUREIRO, 2006; PENNA, 2007; PLETSCH, 2009; LOURO, 2015; SOUZA e SAMPAIO, 2019) with regard to the theme in question, there is a need to build knowledge in this area, with a view to improving the care of people with disabilities, especially music students with visual impairment. Based on a literature review on the theme in the field of public policies and Music Education Musical (REILY, 2008; DOMINGUES, 2009; LOURO, 2015; TUDISSAKI, 2019; SOUZA, 2020, KEENAN JÚNIOR, 2017; BONILHA, 2010), the research was developed in a qualitative methodological approach, using, as data collection, the following instruments: Documentary analysis related to the accessibility policies developed at UEMG and UFMG, as well as in their academic units responsible for higher education in music; and Semi-structured interview with visually impaired undergraduate music students, enrolled or graduated from the aforementioned institutions. The analysis of the data showed the existence of inclusion policies in the two universities, but not enough to meet the demand of students with visual impairment, in addition to the need to improve the training of teachers and professionals involved in the formation of this community.
Subject: Pessoas com deficiência visual
Educação musical
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62225
Issue Date: 18-Oct-2023
metadata.dc.description.embargo: 3-Dec-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diissertação Renan E Fernandes.pdf4.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons