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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Como podemos conhecer a prática da educação museal no Brasil em tempos de pandemia de Covid-19? Relato de uma pesquisa colaborativa
Título(s) alternativo(s): How can we know about the museum education practice in Brazil in times of Covid-19 pandemic? Report of a collaborative research
Autor(es): Adriana Mortara Almeida
Lília Abadia
Fernanda Maziero Junqueira
Suzana Gomez Pohia
Jéssica Norberto Rocha
Gabriela da Fonseca
Fernanda Santana Rabello de Castro
Luciana Conrado Martins
Resumen: O presente relato descreve o desenvolvimento de uma pesquisa realizada junto a educadores museais brasileiros, que visava conhecer as situações experienciadas por estes profissionais nos primeiros meses de pandemia de Covid-19 no Brasil, quando os museus foram fechados à visitação pública. A pesquisa foi feita de maneira colaborativa e voluntária, em duas rodadas, entre os meses de abril e junho de 2020, e contou com respostas de 266 pessoas de todas as cinco regiões do Brasil. Neste texto reportamos os desafios metodológicos das pesquisas sobre educadores de museus no Brasil, refletindo sobre as possíveis causas das fragilidades de pesquisas sobre profissionais de museus no Brasil, apresentamos dados referentes às relações e vínculos de trabalho, bem como aos anseios dos educadores museais perante ao novo contexto decorrente da pandemia. Neste cenário, destaca-se a percepção sobre a necessidade de formação para a realização de ações educativas digitais/remotas. Pretendemos assim, contribuir para o desenvolvimento epistemológico de pesquisas sobre educadores museais no Brasil.
Abstract: This experience report describes the development of a survey carried out with Brazilian museum educators, which aimed to comprehend their employment status and experiences during the first months of Covid-19 pandemic in Brazil, particularly during the closure of museums to public visits. The research process was collaborative and voluntary, developed in two rounds between April and June of 2020. The survey received responses from 266 people from all five regions of Brazil. In this text, we report the methodological challenges, reflecting on the possible causes for the research weaknesses and present data regarding employment status, as well as the expectations of museum educators in the face of the new context resulting from the pandemic. The research emphasizes the educators’ perceptions of the need for training to implement digital/remote educational actions. By bringing together the methodological reflection and the research data, we intend to contribute to the epistemological development of research on museum educators in Brazil.
Asunto: Museologia
Educação
Museus
Educação Multicultura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.52192/1984-3917.2021v14n2p226-243
URI: http://hdl.handle.net/1843/62280
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/852/821
metadata.dc.relation.ispartof: Museologia e Patrimônio
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