Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62282
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tópicos de mudanças da RDA: percepção dos catalogadores da Universidade Federal de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Temas de los cambios de RDA: percepción de los catalogadores de la Universidade Federal de Minas Gerais
Topics of change in the RDA: perception of catalogers at the Federal University of Minas Gerais
Autor(es): Paulo Marcelo Carvalho Holanda
Cíntia de Azevedo Lourenço
Resumo: Objetivo. Apresentar as prinicpais percepções dos catalogadores das bibliotecas da UFMG referente a essas mudaças de regras e apontar os pontos forte e fracos destas percepções. Método. Caracteriza como aplicada, de investigação de abordagem científica no processo de descoberta indutiva, de objetivos exploratórios e descritivos e aspectos de métodos mistos, que combina ou associa as formas qualitativas e quantitativas. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada e para a análise de dados a abordadgem de análise de conteúdo. Resultados. Apontam para a pouca familiaridade dos catalogadores referentes as mudanças da RDA sobre a percepção dos tópicos de elementos essenciais para descrição, transcrição RDA verus AACR2, terminologias e abreviações, subistituição de campos MARC 260 pelo campo 264, desiganadores de relacionamento e subistiuição da DGM. Conclusões. Os catalogadores das bibliotecas do sistema de bibliotecas da UFMG sobre a norma RDA, efetivamente, demonstronstraram que ainda não estão percebendo bem essas mudanças de regras da RDA, sendo necessário o conhecimento das regras e as mudanças propostas por elas, além de apontarem para a necessidade de aprendizagem e estudo continuado da norma, e pela demonstração prática do seu funcionamento.
Abstract: Objective. Present the main perceptions of UFMG library catalogers regarding these changes in rules and point out the strengths and weaknesses of these perceptions. Method. It characterizes as applied, of investigation of scientific approach in the process of inductive discovery, of exploratory and descriptive objectives and aspects of mixed methods, that combines or associates the qualitative and quantitative forms. The semi-structured interview was used as an instrument for data collection and the content analysis approach was used for data analysis. Results. They point to the catalogers' lack of familiarity regarding the RDA changes on the perception of essential elements topics for description, RDA transcription verus AACR2, terminologies and abbreviations, replacement of MARC 260 fields by field 264, relationship labels and replacement of the DGM. Conclusions. The catalogers of the libraries of the UFMG library system on the RDA standard, effectively, demonstrated that they are still not well aware of these changes in the RDA rules, requiring knowledge of the rules and the changes proposed by them, in addition to pointing to the need of continuous learning and study of the standard, and the practical demonstration of its operation.
Assunto: Ciência da Informação
Ensino superior
Catalogação
Informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5195/biblios.2021.964
URI: http://hdl.handle.net/1843/62282
Data do documento: 26-Set-2022
metadata.dc.url.externa: https://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/964
metadata.dc.relation.ispartof: Biblios Journal of Librarianship and Information Science
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