Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62299
Type: Artigo de Evento
Title: Poder informacional: análise da relação de informação-poder entre a sociedade e o estado de Minas Gerais
Other Titles: Information power: analysis of the relationship of information-power between the society and the state of Minas Gerais
Authors: Rogério Luís Massensini
Maria Guiomar da Cunha Frota
Abstract: Este artigo apresenta os resultados da tese de doutorado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa identificou o perfil dos requerentes por informações públicas na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais entre os anos de 2012 a 2017. E, também, identificou os tipos de informações públicas requeridos neste período. Um modelo analítico foi elaborado a partir dos estudos de Maria Nélida Gonzalez de Gomez e Sandra Braman, que fundamentaram a pesquisa, como caminho metodológico para análise da relação de informação-poder constituída entre os requerentes e o Poder Executivo Estadual. A definição do termo Poder Informacional, ou seja, aquele poder capaz de manipular as bases informacionais dos demais poderes também foi realizada a partir da Teoria do Regime Informacional, mostrando-se imprescindível para a análise e compreensão dessa relação de informação-poder na Era da Ciência de Dados. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o perfil do requerente e os tipos de requerimentos, para compreensão do processo de democratização do acesso à informação pública, no âmbito do Poder Executivo de Minas Gerais. Foram analisados 10.435 pedidos e recursos, sendo 7.513 de autoria dos profissionais da educação e 2.922 de autoria da sociedade civil. Por fim, o que se compreendeu foi a necessidade de ampliação do número de cidadãos que buscam saber informações públicas, participam das esferas públicas e façam escolhas na elaboração de políticas pública.
Abstract: This paper presents the results of the doctoral dissertation defended by the Graduate Program of the School of Information Science of the Federal University of Minas Gerais. The research identified the profile of applicants for public information at the Minas Gerais State Department of Education from 2012 to 2017. It also identified the types of public information required during this period. An analytical model was elaborated from the studies of Maria Nélida Gonzalez de Gomez and Sandra Braman, which supported the research, as a methodological way to analyze the information-power relationship constituted between the applicants and the State Executive Power. The definition of the term Informational Power, that is, which power capable of manipulating the informational bases of the other powers was also made from the Informational Regime Theory, proving indispensable for the analysis and understanding of this information-power relationship in the Age of Information. Data science. The general objective of the research was to analyze the applicant's profile and the types of requests to understand the process of democratization of access to public information, within the scope of the Executive Power of Minas Gerais. 10,435 requests and resources were analyzed, being 7,513 authored by education professionals and 2,922 authored by civil society. Finally, what was understood was the need to increase the number of citizens who seek public information, participate in public spheres and make choices in public policy making.
Subject: Ciência da informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62299
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/667
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – ENANCIB
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.