Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62348
Tipo: Artigo de Evento
Título: Retratos e testemunhos nas memórias da repressão e da resistência: uma interpretação do filme retratos de identificação dirigido por Anita Leandro
Título(s) alternativo(s): Portraits and testimonies in the repression and resistance memories: an interpretation of the film portraits of identification direct by Anita Leandro
Autor(es): Maria Guiomar da Cunha Frota
Resumo: O documentário Retratos de identificação de Anita Leandro (2014) tem como centro os retratos e os testemunhos de quatro protagonistas que participaram dos movimentos de resistência ao golpe militar de 1964. O artigo apresenta uma interpretação do filme com o objetivo de problematizar a questão das relações entre os retratos da repressão e os testemunhos das vítimas, ao longo de um processo conflituoso de reconstituição das memórias. Considera-se que essa é uma problemática relevante no campo das pesquisas sobre Memória e Informação por abrir caminho para a reflexão sobre os arquivos e o lugar das imagens, dos testemunhos orais e dos documentos, na reconstituição da memória. A metodologia adotada está centrada na análise combinada de dados visuais e de testemunhos orais, a saber: os retratos de identificação dos presos, encontrados nos arquivos do DOPS/RJ e apresentados pela diretora Anita Leandro aos seus testemunhantes e os testemunhos das vítimas ao reverem os retratos. A conclusão principal é que os documentos da repressão e da resistência não podem ser considerados como fontes portadoras de verdade e de prova independentes dos contextos de produção e de reinterpretação. Assim os profissionais e os pesquisadores do campo da informação precisam de um olhar crítico e inquiridor sobre as múltiplas potencialidades dessa documentação para a efetivação da justiça transicional e a realização da pesquisa histórica.
Abstract: The documentary Portraits of identification direct by Anita Leandro (2014) is based on portraits and testimonies of four protagonists who participated in the military coup resistance movement´s. The article presents an interpretation of the film with the objective of problematizing the question of relations between the portraits of repression and the testimonies of the victims, during a conflicting process of reconstituting memories. It is consider that this is a relevant problem in the field of research on Memory and Information for opening the way for reflection on the archives and the place of images, oral testimonies and documents, in the reconstitution of memory. The methodology adopted combine analysis of visual data and oral testimonies, namely: identification pictures of prisoners found in the DOPS / RJ archives and presented by director Anita Leandro to her witnesses and the testimonies of the victims when reviewing the Portraits. The main conclusion is that the documents of repression and resistance can´t be regard as sources of truth and evidence independent of production and reinterpretation context´s. Thus, professionals and researchers in the field of information need a critical and inquiring view on the multiple potentialities of this documentation for the transitional justice implementation and the historical research.
Assunto: Memória
Documentario (cinema)
Documentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62348
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/view/137
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.