Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPatrícia Lopespt_BR
dc.creatorGercina Ângela de Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-02T19:08:22Z-
dc.date.available2024-01-02T19:08:22Z-
dc.date.issued2021-03-03-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage40pt_BR
dc.citation.epage56pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.9771/rpa.v14i1.35952pt_BR
dc.identifier.issn1981-6766pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62351-
dc.description.abstractThe learning paths can be considered a systematic and multimodal set of learning units, containing different navigation schemes, which can range from linear, prescriptive models, passing through more hierarchical models, in which choices are allowed, and arriving to network models, whose navigation is freer and aimed at developing skills. These navigation schemes can be customized, based on variables such as: objectives, student profile and learning characteristics. This article aims to present the results of one of the Master's research stages, which had as one of the objectives to outline a conceptual metamodel of representation of these learning paths. To achieve this goal, data analysis was conducted through the steps suggested in the content analysis method. The results indicated that, through the adopted methodology, it was possible to identify a variety of categories and entities that were used in the composition of the conceptual model for organization and representation of learning paths. However, there was a need to refine the identified elements, mainly from the point of view of terminological treatment, which highlights the importance of using a controlled vocabulary, aiming at semantic enrichment.pt_BR
dc.description.resumoAs trilhas de aprendizagem podem ser consideradas um conjunto sistemático e multimodal de unidades de aprendizagem, contendo diferentes esquemas de navegação, que podem ir desde modelos lineares, prescritivos, passando-se por modelos mais hierárquicos, em que são permitidas escolhas, e chegando-se a modelos em rede, cuja navegação é mais livre e tem como propósito o desenvolvimento de competências. Esses esquemas de navegação podem ser personalizados, com base em variáveis, como: objetivos, perfil do aluno e características de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma das etapas de pesquisa de mestrado, que teve como um dos objetivos esboçar um metamodelo conceitual de representação dessas trilhas de aprendizagem. Para alcance desse objetivo, foi conduzida análise de dados por meio das etapas sugeridas no método da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, por meio da metodologia adotada, foi possível identificar uma variedade de categorias e entidades que foram usadas na composição do modelo conceitual para organização e representação de trilhas de aprendizagem. Entretanto, observou-se necessidade de refinamento dos elementos identificados, principalmente do ponto de vista de tratamento terminológico, o que evidencia a importância do uso de um vocabulário controlado, visando o enriquecimento semântico.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPonto de Acessopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrilhas de Aprendizagempt_BR
dc.subjectRepresentação da informaçãopt_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherOntologias (Recuperação da informação)pt_BR
dc.subject.otherSistemas de hipertextopt_BR
dc.titleInterfaces de visualização de trilhas de aprendizagem: uma análise a partir dos princípios dos sistemas de hipertextospt_BR
dc.title.alternativeInterfaces of visualization of learning trails: an analysis from the principles of hypertext systemspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35952pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-4063-3238pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0735-3856pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.