Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGercina Ângela de Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-02T19:12:15Z-
dc.date.available2024-01-02T19:12:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage197pt_BR
dc.citation.epage237pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1981-5344/32686pt_BR
dc.identifier.issn1413-9936pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62356-
dc.description.abstractIn the literature, words have more than one meaning in multiple contexts, and this makes them have ambiguous interpretations or even be considered polysemic; this is the case with the word classification. In the different meanings of the word, it can mean a process, a classification system or a discipline. This article studies the interdisciplinary perspective of the meaning of the word classification, from the meanings suggested by the authors of the area, to trace its evolution and historical context. We use the methodological basis proposed by Bardin (2011) on Content Analysis, applied to the 40 definitions selected from the article “Classification” (Hjørland, 2017), as a research sample. The results of lexical and categorical analysis of the definitions confirmed the assumptions that the classification traces its history based on the Aristotelian categorical bases, having started its dichotomous development with the studies of Porphyrios, gaining projection with the system of taxonomic categories of Linnaeus, with the idea of “Division and denomination” to classify beings into groups, with Darwin's Origin of Species; and, in the scope of Librarianship and Information Science, with the studies initiated by librarian Richards (1860-1939), in the 19th century, influencing the studies of authors such as Sayers (1881-1960), Bliss (1870-1955) e. Ranganathan (1892-1972), among others. In the area of Librarianship and Information Science, classification has been studied as a discipline, a process of grouping and ordering knowledge, and as an instrument of information representation, contributing to its organization and recovery.pt_BR
dc.description.resumoNa literatura, existem palavras que apresentam mais de um significado nos múltiplos contextos, e isso as faz terem interpretações ambíguas ou mesmo serem consideradas polissêmicas; é o caso da palavra classificação. Nas diversas acepções da palavra, ela pode significar um processo, um sistema de classificação ou uma disciplina. Este artigo tem como objetivo estudar a perspectiva interdisciplinar do significado da palavra classificação, a partir das acepções sugeridas pelos autores da área, com o intuito de traçar sua evolução e contexto histórico. Utiliza-se a base metodológica proposta por Bardin (2011) sobre Análise de conteúdo, aplicada nas 40 definições selecionadas a partir do artigo “Classification” (Hjørland, 2017), como amostra da pesquisa. Os resultados das análises léxicas e categoriais das definições confirmaram os pressupostos de que a classificação traça sua história pelas bases categoriais aristotélicas, tendo começado seu desenvolvimento dicotômico com os estudos de Porfírio, ganhado projeção com o sistema de categorias taxonômicas de Lineu, com a ideia de “divisão e denominação” para classificar os seres em grupos, com a obra A Origem das espécies de Darwin; e, no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com os estudos iniciados pelo bibliotecário Richards (1860-1939), no século XIX, influenciando os estudos de autores como Sayers (1881-1960), Bliss (1870-1955) e. Ranganathan (1892-1972), entre outros. Na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, a classificação tem sido estudada como uma disciplina, um processo de agrupar e ordenar o conhecimento, e como instrumento de representação da informação, contribuindo para a sua organização e recuperação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectOrganização e Representação do Conhecimentopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherOntologias (Recuperação da informação)pt_BR
dc.subject.otherBiblioteconomiapt_BR
dc.titleGênesis da classificação: uma análise de conteúdo a partir da definiçãopt_BR
dc.title.alternativeGenesis of classification: a content analysis based on the definitionpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/pci/a/zxmSk67N5DLbTgFsvnBr3dy/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0735-3856pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gênesis da classificação_ uma análise de conteúdo a partir da definição.pdf743.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.