Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62389
Tipo: Artigo de Evento
Título: Design de esquadrias para customização em massa da habitação social brasileira
Autor(es): Laurene Marquesane Oliveira da Silva
Suéllen Mota Marques Costa
Rita de Castro Engler
Rejane Magiag Loura
Eleonora Sad de Assis
Resumen: Segundo a Fundação Getúlio Vargas (2018), em 2015 o déficit habitacional brasileiro era de 6.355.743 residências, sendo que no estado de Minas Gerais o valor correspondia a 575.498 unidades. Nota-se que a carência de moradias ainda não foi solucionada no país. No intuito de reduzir o déficit em prazos relativamente curtos, diversas inciativas de produção em massa foram implantados no Brasil ao longo dos anos. Como resultado, pode-se ver nos tecidos urbanos das cidades brasileiras, de norte a sul do país, diversos conjuntos habitacionais homogêneos e monótonos, destinados, principalmente, à população de baixa renda. No entanto, soluções padronizadas não tem respondido às necessidades dos usuários, haja vista a diversidade climática e cultural de um país com dimensões continentais. Portanto, faz-se necessário buscar por novos métodos de projeto capazes de garantir uma razoável velocidade de construção, sem perder de vista as necessidades dos futuros moradores. Nesse contexto, Azuma et al. (2017) apresentaram a customização de massa para habitação social por meio da elaboração de um protótipo físico paramétrico em escala reduzida. A proposta permite oferecer ao usuário certo grau de customização da habitação, possibilitando a escolha de alguns componentes construtivos dentro de opções pré-estabelecidas. Ademais, também são viáveis algumas alterações na posição dos componentes, bem como nas dimensões dos ambientes. Todavia, a aplicação do método requer a criação de um banco de dados de componentes construtivos que considere, dentre outras questões, o conforto térmico dos moradores. Por considerar as esquadrias um dos pontos frágeis da habitação social em termos de desempenho térmico, este trabalho destina-se a elaborar um banco de dados de portas e janelas que melhor atenderiam unidades habitacionais de interesse social no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. A metodologia consiste em levantar os modelos disponíveis no mercado para o segmento popular e analisar o design das esquadrias sob o ponto de vista da transmissividade, refletividade e absortividade, bem como avaliar o potencial dos componentes em promover ventilação natural, sem perder de vista as limitações de custo que a habitação de interesse social impõe. Como resultado, espera-se obter uma listagem das esquadrias mais adequadas para o clima do município, considerando também a necessidade de adaptação às mudanças climáticas. Tal catálogo consiste na primeira etapa para a aplicação da customização de massa proposta por Azuma et al. (2017) no município, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade da habitação social no Brasil.
Asunto: Habitação popular
Arquitetura - projetos e plantas
Construção civil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62389
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.even3.com.br/anais/forumhabitar2019/197162-design-de-esquadrias-para-customizacao-em-massa-da-habitacao-social-brasileira/
metadata.dc.relation.ispartof: Fórum HABITAR
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Design de esquadrias para customização em massa da habitação social brasileira.pdf497.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.