Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62435
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aspectos comportamentais e motivação para aprender: um estudo com adolescentes do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Behavioral aspects and learning motivation: A study of middle school adolescents
Autor(es): Queila Pereira Antunes
Graziela Nunes Alfenas Fernandes
Stela Maris Aguiar Lemos
Resumen: Objetivo: analisar a associação entre aspectos comportamentais e motivação para aprender segundo idade, gênero e ano escolar em estudantes do ensino fundamental II. Método: estudo observacional, analítico e transversal com adolescentes de 11-14 anos, que responderam aos instrumentos de Questionário de caracterização dos participantes, Capacidades e Dificuldades – SDQ-Por, e Escala de Avaliação da Motivação para a AprendizagemEMAPRE. Foram realizadas análises estatísticas descritiva e bivariada. Resultados: na amostra pesquisada houve associação com significância estatística entre os domínios do instrumento de Capacidades e Dificuldades e metas relacionadas à motivação para aprender, que demonstrou que os estudantes que possuem maiores médias e medianas para uma motivação de melhor qualidade apresentaram resultados normais no domínio do SDQ “Problemas de Conduta”,enquanto que os que apresentaram maior tendência a uma motivação mais extrínseca, tiveram resultado anormal no domínio “Problemas no relacionamento com pares”. Na “Classificação total”, os estudantes da amostra com maior média e mediana para a Meta Aprender, que diz respeito a um maior empenho acadêmico, obtiveram resultado normal, já nos mais inclinados à Meta Performance Evitação, observou-se mais resultados anormais. A motivação para aprender não variou de acordo com os fatores de idade e ano escolar e os adolescentes apresentaram maior tendência à Meta Aprender se comparada às demais metas para aprendizagem. Conclusão: A associação entre os aspectos comportamentais e a motivação para aprender na amostra avaliada foi evidenciada entre os escores alterados do SDQ-Por e a Meta Performance Evitação e entre os escores normais do SDQ-Por e a Meta Aprender.
Abstract: Purpose: To analyze the association between behavioral aspects and learning motivation according to age, sex, and grade in school in middle school students. Methods: Observational, analytical, and cross-sectional study with 11- to 14-year-old adolescents, who answered the participant characterization questionnaire, the Strengths and Difficulties Questionnaire – SDQ-Por, and the Learning Motivation Evaluation Scale – EMAPRE. Descriptive and bivariate statistical analyses were conducted. Results: In the sample researched, there was a statistically significant association between the Strengths and Difficulties Questionnaire domains and the learning motivation goals. It demonstrated that the students with higher means and medians for higher quality motivations had normal results in the SDQ conduct problems, whereas those with a greater tendency to a more extrinsic motivation had an abnormal result in peer relationship problems. In the total classification, the sample students with higher mean and median for the learning goal (which refers to a greater academic commitment) had a normal result, whereas those more prone to the performance-avoidance goal had more abnormal results. The learning motivation did not vary according to age and grade in school, and the adolescents had a greater tendency to the learning goal than to the other two. Conclusion: The association between the behavioral aspects and the learning motivation in the sample assessed was present in the abnormal SDQ-Por scores in relation to the performance-avoidance goal, and in the normal SDQ-Por scores in relation to the learning goal.
Asunto: Fonoaudiologia
Aprendizagem
Comportamento
Motivação
Adolescente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.1590/2317-1782/20212021119
URI: http://hdl.handle.net/1843/62435
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021119
metadata.dc.relation.ispartof: CoDAS
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Aspectos comportamentais e motivação para aprender um estudo com adolescentes do ensino fundamental pdfa.pdf356.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.