Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62449
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Movimentos identificatórios nas narrativas sobre a experiência: os colegas, a escola e a diferença na tessitura do tempo
Título(s) alternativo(s): Identification movements in narratives about experience: colleagues, school and the difference in the texture of time
Autor(es): Mônica Maria Farid Rahme
Resumo: Este artigo investiga os efeitos de uma experiência escolar vivenciada por um grupo de adolescentes durante a infância. Para tanto, o estudo tem como referência principal uma pesquisa realizada com crianças que cursavam o início do ensino fundamental, sendo uma delas considerada autista. A partir de desenhos, recortes de filmagem e fotografias da época, oito adolescentes foram convidados a revisitar esses registros e a expressar suas visões sobre o material selecionado. O texto é dividido em três partes. Na primeira, é apresentada a primeira pesquisa, o campo teórico, a dimensão metodológica, os sujeitos participantes. Na segunda, as narrativas dos adolescentes sobre a experiência escolar vivenciada na infância são focalizadas, bem como seus possíveis efeitos para a construção de sua visão sobre as diferenças. Na parte final, analisa-se o que os sujeitos expressaram sobre seu percurso escolar posterior, destacando as posições atribuídas aos colegas com necessidades educacionais especiais. O estudo indica que os sujeitos percebem os processos que permeiam a inclusão escolar e que formulam problematizações, embora perspectivas deficitárias possam ser mantidas. O conceito psicanalítico de identificação atravessa a construção deste trabalho.
Abstract: This paper researches the effects of a school experience underwent by a group of adolescents on their childhood. In order to do so, the study uses as a main reference a research made with children that attended the beginning of Primary School, one of them being considered autistic. With the help of drawings, shooting excerpts and photos from that period, eight adolescents were invited to go over those records again and to express their understandings about the selected material. The text is divided in three parts. The first one presents the first research, the theoretical field, the methodological dimensions and the subjects who took part on it. The second focuses on the adolescents’ narratives about the school experience underwent on their childhood, as well as their possible effects to the construction of their understanding of differences. The final part analyses what the subjects expressed about their later schooling path, giving special attention to the role assigned to the classmates with special educational needs. The study indicates that the subjects are aware of the processes that permeate the school inclusion and that formulate queries, although deficit perspectives might be sustained. The psychoanalytical concept of identification overpasses the construction of this work.
Assunto: Educação especial
Educação inclusiva
Necessidades especiais - educação
Identificação social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62449
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss2articles/rahme.htm
metadata.dc.relation.ispartof: Currículo sem fronteiras
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.