Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62454
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Deficiência intelectual e inclusão escolar: um estudo sobre práticas pedagógicas sistematizadas no campo educacional |
Authors: | Mônica Maria Farid Rahme Luana Resende Moreira |
Abstract: | Esta pesquisa se referencia na abordagem histórico-cultural e tem como objetivo investigar a relação entre práticas pedagógicas e deficiência intelectual (DI), a partir de estudos acadêmicos produzidos na área, visto que o processo de inclusão escolar desses alunos tem-se constituído como um desafio para os professores e redes de ensino. A partir desses trabalhos, buscou-se discutir as práticas pedagógicas adotadas pelos professores frente a esse público, no contexto da inclusão escolar. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, por meio da realização de um mapeamento das produções sobre o tema abordadas em dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O estudo apresenta como resultados as seguintes indicações: a presença de um desconhecimento dos profissionais em relação às possibilidades de aprendizagem dos sujeitos com DI; o uso limitado dos recursos pedagógicos na prática da sala de aula; a necessidade de processos de formação que contribuam para um aprimoramento da ação pedagógica desenvolvida com esse público. Por outro lado, a pesquisa apontou, ainda que em número reduzido, um conjunto de pesquisas que indicam mudanças de práticas escolares com estudantes com DI. |
Subject: | Deficiência intelectual Inclusão escolar Práticas pedagógicas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62454 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/deficiencia-intelectual-e-inclusao-escolar-um-estudo-sobre-praticas-pedagogicas?lang=pt-br |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Deficiência intelectual e inclusão escolar_ um estudo sobre práticas pedagógicas sistematizadas no campo educacional.pdf | 176.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.