Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62454
Type: Artigo de Evento
Title: Deficiência intelectual e inclusão escolar: um estudo sobre práticas pedagógicas sistematizadas no campo educacional
Authors: Mônica Maria Farid Rahme
Luana Resende Moreira
Abstract: Esta pesquisa se referencia na abordagem histórico-cultural e tem como objetivo investigar a relação entre práticas pedagógicas e deficiência intelectual (DI), a partir de estudos acadêmicos produzidos na área, visto que o processo de inclusão escolar desses alunos tem-se constituído como um desafio para os professores e redes de ensino. A partir desses trabalhos, buscou-se discutir as práticas pedagógicas adotadas pelos professores frente a esse público, no contexto da inclusão escolar. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, por meio da realização de um mapeamento das produções sobre o tema abordadas em dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O estudo apresenta como resultados as seguintes indicações: a presença de um desconhecimento dos profissionais em relação às possibilidades de aprendizagem dos sujeitos com DI; o uso limitado dos recursos pedagógicos na prática da sala de aula; a necessidade de processos de formação que contribuam para um aprimoramento da ação pedagógica desenvolvida com esse público. Por outro lado, a pesquisa apontou, ainda que em número reduzido, um conjunto de pesquisas que indicam mudanças de práticas escolares com estudantes com DI.
Subject: Deficiência intelectual
Inclusão escolar
Práticas pedagógicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62454
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/deficiencia-intelectual-e-inclusao-escolar-um-estudo-sobre-praticas-pedagogicas?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.