Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62457
Type: | Artigo de Evento |
Title: | As lacunas da educação especial na formação inicial docente |
Authors: | Clarice Guimaraes Rabello Maria Paula Ferreira Carvalho Mônica Maria Farid Rahme |
Abstract: | Este trabalho se vincula a uma pesquisa de iniciação científica intitulada: A temática da deficiência nos cursos de licenciatura e Bacharelado da UFMG: um estudo sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior. A partir de uma breve contextualização histórica, o texto discute que a formação docente no Brasil percorreu diferentes caminhos até a atualidade, e indica lacunas presentes na formação atual dos licenciandos em relação à temática da Educação Especial no contexto da inclusão escolar. O texto busca investigar, nesse sentido, se as temáticas vinculadas ao campo da Educação Especial se encontram presentes nos currículos dos cursos de formação docente da UFMG. O referencial teórico da pesquisa se fundamenta no campo da Formação Docente e da Educação Especial. Os procedimentos metodológicos para sua realização compreendem pesquisa bibliográfica e documental, que está sendo desenvolvida por meio de consulta aos acervos das bibliotecas universitárias, à base de dados disponibilizadas no portal da CAPES e do Scielo, e pelo levantamento/sistematização de informações referentes aos currículos dos cursos de licenciaturas da UFMG nos anos de 2017 e 2018. Encontram-se poucas disciplinas ofertadas nos cursos de licenciatura, além de questões importantes nas práticas profissionais, como falta de comunicação, percebe-se que as lacunas da formação universitária podem estar diretamente ligadas aos problemas na formação docente inicial e prática. |
Subject: | Educação especial Educação inclusiva Formação de professores Educação especial - curriculos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62457 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/as-lacunas-da-educacao-especial-na-formacao-inicial-docente?lang=pt-br |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As lacunas da educação especial na formação inicial docente.pdf | 163.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.