Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62457
Type: Artigo de Evento
Title: As lacunas da educação especial na formação inicial docente
Authors: Clarice Guimaraes Rabello
Maria Paula Ferreira Carvalho
Mônica Maria Farid Rahme
Abstract: Este trabalho se vincula a uma pesquisa de iniciação científica intitulada: A temática da deficiência nos cursos de licenciatura e Bacharelado da UFMG: um estudo sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior. A partir de uma breve contextualização histórica, o texto discute que a formação docente no Brasil percorreu diferentes caminhos até a atualidade, e indica lacunas presentes na formação atual dos licenciandos em relação à temática da Educação Especial no contexto da inclusão escolar. O texto busca investigar, nesse sentido, se as temáticas vinculadas ao campo da Educação Especial se encontram presentes nos currículos dos cursos de formação docente da UFMG. O referencial teórico da pesquisa se fundamenta no campo da Formação Docente e da Educação Especial. Os procedimentos metodológicos para sua realização compreendem pesquisa bibliográfica e documental, que está sendo desenvolvida por meio de consulta aos acervos das bibliotecas universitárias, à base de dados disponibilizadas no portal da CAPES e do Scielo, e pelo levantamento/sistematização de informações referentes aos currículos dos cursos de licenciaturas da UFMG nos anos de 2017 e 2018. Encontram-se poucas disciplinas ofertadas nos cursos de licenciatura, além de questões importantes nas práticas profissionais, como falta de comunicação, percebe-se que as lacunas da formação universitária podem estar diretamente ligadas aos problemas na formação docente inicial e prática.
Subject: Educação especial
Educação inclusiva
Formação de professores
Educação especial - curriculos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62457
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/as-lacunas-da-educacao-especial-na-formacao-inicial-docente?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As lacunas da educação especial na formação inicial docente.pdf163.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.