Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62463
Type: Artigo de Periódico
Title: Educação intercultural indígena e educação matemática: o percurso de um jovem surdo de etnia Pataxó
Other Titles: Indigenous intercultural education and mathematics education: the path of a deaf young man from the Pataxó ethnic group
Authors: Jessiá Braz de Jesus
Monica Maria Farid Rahme
Ana Carolina Machado Ferrari
Abstract: Este artigo discute questões relativas à educação matemática e surdez no contexto da educação indígena. Para tanto, aborda os conceitos de educação intercultural e educação escolar indígena, e analisa as particularidades da educação de surdos nesse cenário. A pesquisa teve como objetivo compreender como um aluno indígena surdo Pataxó aprende os conhecimentos tradicionais do seu povo, os saberes e os fazeres que circulam no território, bem como os conhecimentos previstos no currículo escolar, como é o caso da matemática. A investigação foi desenvolvida por meio da construção de um estudo de caso, tendo como procedimentos metodológicos a realização de observações e entrevistas. Os resultados apontam a presença de desafios para a inserção do aluno indígena surdo na educação formal e indicam uma forte relação do sujeito com o território, como campo de conhecimento e práticas, o que evidencia a necessidade de uma maior articulação dessas duas dimensões educacionais.
Abstract: This paper discusses issues related to mathematics education and deafness in the context of indigenous education. It addresses the concepts of intercultural education and indigenous school education, and analyzes the specific features of deaf education in this scenario. The study problematized how a deaf Pataxó indigenous student learns the traditional knowledge of his people, the cognizance and practices that circulate in the territory, as well as the knowledge provided in the school curriculum, as is the case of mathematics. The research was developed through a qualitative study, with methodological procedures for conducting field observations and interviews. The results point to the presence of challenges for the insertion of the deaf indigenous student in formal education and indicate a strong relationship between the subject and the territory as a field of knowledge and practices, which highlights the necessity for a greater articulation of these two educational dimensions.
Subject: Índigenas - educação
Interculturalidade
Inclusão em educação
Surdez
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62463
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7248
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectivas da educação matemática
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.