Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62577
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A história da alfabetização de adultos no ensino, na pesquisa e na extensão da UFU e da UFMG (1986-2019)
Título(s) alternativo(s): The history of adult literacy in teaching, research and extension at UFU and UFMG (1986-2019)
Autor(es): Francisca Izabel Pereira Maciel
Sônia Maria Dos Santos
Resumo: Em um país, historicamente marcado pelos altos índices de analfabetismo – atualmente com 11,3 milhões de analfabetos – é possível constatar, por meio das pesquisas teóricas, como também nos profissionais da área da educação, que a EJA possui um lugar periférico nas políticas públicas, nas atividades, nas produções acadêmicas, principalmente no que diz respeito à alfabetização de jovens e adultos. Neste artigo, propomos uma reflexão sobre a história de alfabetização de adultos, a partir de Projetos desenvolvidos no campo do ensino, da pesquisa, e da extensão desenvolvidos em duas instituições federais, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde a década de 80. O tripé das Universidades públicas são as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, tematizar e refletir sobre a importância de projetos de extensão nas Universidades é o objetivo deste artigo. Nem sempre as atividades extensionistas são valorizadas nos meios acadêmicos e o mesmo ocorre quando se trata da educação de jovens e adultos. Neste artigo, duas pesquisadoras buscam narrar suas histórias de projetos de pesquisa e extensão vivenciadas no campo acadêmico da alfabetização de adultos. No caso da UFMG, foi criado um projeto de pesquisa, inicialmente, coordenado por professores da Faculdade de Letras, cujo objetivo era compreender o processo de aquisição da leitura e da escrita em adultos analfabetos. A partir de 1986, o projeto foi integrado à Faculdade de Educação, ampliado ao longo dos anos como um projeto de extensão, ensino e pesquisa de pós-graduandos da linha Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG. Refletir sobre a longa duração desse Projeto ajuda-nos a entender o lugar das universidades no processo educativo e no compromisso social que a academia deve ter com as camadas menos favorecidas e na socialização da produção dos conhecimentos acadêmicos. Quanto a UFU, o processo foi inverso ao da UFMG, pois nesta universidade, a EJA aparece inicialmente e de forma tímida na extensão com cursos isolados e uma sala de alfabetização de EJA onde há mais de 15 anos atende alunos com problemas psicossociais. Essa experiência foi se consolidando não só na extensão como também um dos campos de pesquisa sobre a história da alfabetização na EJA nas linhas do PPGED/FACED/UFU, e ainda nos cursos de aperfeiçoamento financiados pela SEB/MEC e SECADI/MEC, a partir de 2009.
Abstract: In a country historically marked by high illiteracy rates - currently with 11,3 million illiterates - it is possible to verify through theoretical research, as well with professionals form educational field, that EJA has a peripheral place in public policies, activities, academic productions, especially with regard to youth and adult literacy. In this paper, we propose a reflection about the history of adult literacy, based on projects developed in the field of teaching, research and extension at UFU and UFMG, since the 1980s. The tripod of public universities are teaching, research and extension activities. Thematic and reflecting about the importance of extension projects in universities is the objective of this paper. Extension activities are not always valued in academic circles, as well as the education of young people and adults. In this paper two researchers seek to narrate the history lived in the academic field of adult literacy, as for UFMG, initially a research project was created, coordinated by professors of the Faculty of Letters, whose objective was to understand the process of acquisition of reading and writing in illiterate adults. The project was expanded over the years as an extension project, teaching and researchof post-graduate students of the Education and Language line of the Graduate Program of FaE/UFMG. Reflecting about the long duration of this Project helps us to understand the place of universities in the educational process and in the social commitment that the academy should have with the less favored layers and in the socialization of the production of academic knowledge. As for UFU, the process was inverse to that of UFMG, because in this university the youth and adult education appears initially and in a timid way in an extension project, with one isolated course focused in students with psychosocial problems, that has been working for last 15 years. This experience has been consolidated not only in extension, but also in the fields of research on the history of literacy in EJA under the PPGED / FACED / UFU lines, as well as in the financial improvement courses of SEB / MEC and SECADI / MEC from of 2009.
Assunto: Educação de adultos
Alfabetização - historia
Alfabetização de adultos - Brasil
Extensão universitária
Projetos de pesquisa
Universidades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-4
URI: http://hdl.handle.net/1843/62577
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/52686
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de história da educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A história da alfabetização de adultos no ensino, na pesquisa e na extensão da UFU e da UFMG(1986-2019).pdf306.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.