Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gustavo Pereira Côrtespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332503044995327pt_BR
dc.contributor.referee1Isabel Cristina Vieira Coimbra Dinizpt_BR
dc.contributor.referee2Valdilene Aline Nogueira Vilas Boaspt_BR
dc.creatorMarco Antonio de Paula Luispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7959261691737132pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-11T17:29:43Z-
dc.date.available2024-01-11T17:29:43Z-
dc.date.issued2023-08-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62588-
dc.description.resumoA tecnologia está presente nos mais variados segmentos das nossas vidas, impondo ao tradicional a necessidade de mudanças. Nesse sentido, a educação também é um lugar de mudanças constantes onde devem estar presentes os conhecimentos e as tecnologias mais avançadas. Atualmente, metodologias ativas baseadas nas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) têm ganhado espaço no campo educacional. A utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem e a adoção de modelos híbridos de ensino, dentre os quais se destaca a sala de aula invertida, são cada vez mais recorrentes. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar as possíveis contribuições da metodologia da sala invertida nas aulas de Educação Física para estudantes de quatro turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Coronel José Batista em Itabira, MG. Através da utilização de um diário de bordo foram registrados os dados de doze aulas de Educação Física, bem como as impressões do professor pesquisador sobre a utilização dessa metodologia de ensino. O conjunto de informações observado nas aulas foi utilizado para a construção de narrativas pedagógicas, a partir do olhar do professor pesquisador, sobre a sua experiência com a aplicação da metodologia da sala de aula invertida nas referidas turmas. A narrativa das experiências pedagógicas contribuiu para uma compreensão mais ampla sobre o objeto do presente estudo, pois permitiu ao professor pesquisador realizar um relato mais fiel dos seus sentimentos, anseios, angústias e perspectivas sobre o trabalho desenvolvido. Por meio da análise do discurso, fizemos inferências e interpretamos as narrativas docentes produzidas levando­se em conta os fatos observados e descritos nos textos narrativos e as percepções do observador. À luz do conhecimento já produzido sobre a sala de aula invertida e das premissas existentes sobre o tema da pesquisa, procuramos compreender os sentidos e os significados apresentados nas narrativas. Como resultados do presente trabalho temos que a sala de aula invertida contribui para a otimização do tempo de aula, permitindo que os alunos se dediquem mais à vivência prática dos conteúdos. Verificamos também que a inversão da sala de aula favorece a compreensão dos conteúdos propostos e influencia positivamente na dinâmica das aulas de Educação Física. As narrativas demonstraram que o uso das TDICs faz parte do cotidiano da maioria dos alunos, e portanto, não se configura como um fator limitante para a utilização da sala de aula invertida. Por outro lado, a utilização de plataformas específicas e recursos digitais que não fazem parte desse cotidiano, requerem maior tempo de familiarização, exigindo suporte constante por parte do professor, fato que impõe dificuldades para o estudo remoto. Além disso, o tempo de planejamento e o engajamento na produção de materiais do professor é muito maior, fato que pode prejudicar a implementação da metodologia nas aulas da disciplina.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação física para criançaspt_BR
dc.subject.otherAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.titleInvertendo as aulas de educação física: uma experiência docente sobre as contribuições da sala de aula invertida nas aulas de educação física no ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.