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http://hdl.handle.net/1843/62763
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Deborah Cotta Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Danusa Munford | pt_BR |
dc.creator | Elaine Soares França | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T13:25:54Z | - |
dc.date.available | 2024-01-15T13:25:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788561702700 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62763 | - |
dc.description.abstract | In this paper we raise reflections about the contact between children and scientific themed media productions. We seek to understand how a group of children constructed discursively relationships with science through the cartoon “Earth to Luna”. We present a telling case that make visible tensions in the negotiation about what is science. Guided by the perspective of Ethnography in Education and discourse analysis we observed that the interactions between peers and with adults were fundamental for building coherent relationships with science by the animated cartoon. We therefore defend the deconstruction of the idea of information consumption about the child's relationship with the media and we propose more in-depth reflections and studies about children’s protagonism and about mediation and interaction to promote signify content presented by the media. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho abordamos a questão de como crianças se apropriam de elementos de produções de mídia de temática científica. Buscamos compreender como um grupo de crianças construiu relações com ciências a partir do desenho animado “O Show da Luna”, em interações discursivas. Apresentamos aqui um caso expressivo (telling case) que evidencia tensões na negociação sobre o que é ciências. Orientadas pela perspectiva da Etnografia em Educação e pela análise do discurso, observamos que as interações entre os pares e com adultos foram fundamentais para a construção de relações coerentes com a ciência a partir do contato com o desenho animado. Defendemos assim a problematização da ideia de consumo de informações que se tem acerca da relação da criança com as mídias, e propomos reflexões e estudos mais aprofundados acerca do protagonismo infantil e da mediação e interação para significação de conteúdos apresentados pelas mídias. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências (ENPEC) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject | Mídia e educação em ciências | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (ensino fundamental) - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | "Por que o Papai Noel come biscoitos?": negociações sobre características de uma questão científica no contexto de atividades com um desenho animado no 3º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | "Why does Santa eat cookies?" Negotiations about a scientific question and an animated cartoon series | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76369 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8857-6682 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7071-4904 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9305-4785 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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