Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDeborah Cotta Oliveirapt_BR
dc.creatorDanusa Munfordpt_BR
dc.creatorElaine Soares Françapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-15T13:25:54Z-
dc.date.available2024-01-15T13:25:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.isbn9788561702700pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62763-
dc.description.abstractIn this paper we raise reflections about the contact between children and scientific themed media productions. We seek to understand how a group of children constructed discursively relationships with science through the cartoon “Earth to Luna”. We present a telling case that make visible tensions in the negotiation about what is science. Guided by the perspective of Ethnography in Education and discourse analysis we observed that the interactions between peers and with adults were fundamental for building coherent relationships with science by the animated cartoon. We therefore defend the deconstruction of the idea of information consumption about the child's relationship with the media and we propose more in-depth reflections and studies about children’s protagonism and about mediation and interaction to promote signify content presented by the media.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho abordamos a questão de como crianças se apropriam de elementos de produções de mídia de temática científica. Buscamos compreender como um grupo de crianças construiu relações com ciências a partir do desenho animado “O Show da Luna”, em interações discursivas. Apresentamos aqui um caso expressivo (telling case) que evidencia tensões na negociação sobre o que é ciências. Orientadas pela perspectiva da Etnografia em Educação e pela análise do discurso, observamos que as interações entre os pares e com adultos foram fundamentais para a construção de relações coerentes com a ciência a partir do contato com o desenho animado. Defendemos assim a problematização da ideia de consumo de informações que se tem acerca da relação da criança com as mídias, e propomos reflexões e estudos mais aprofundados acerca do protagonismo infantil e da mediação e interação para significação de conteúdos apresentados pelas mídias.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro nacional de pesquisa em educação em ciências (ENPEC)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectMídia e educação em ciênciaspt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherDesenho animadopt_BR
dc.subject.otherCiências (ensino fundamental) - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.title"Por que o Papai Noel come biscoitos?": negociações sobre características de uma questão científica no contexto de atividades com um desenho animado no 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternative"Why does Santa eat cookies?" Negotiations about a scientific question and an animated cartoon seriespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76369pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8857-6682pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7071-4904pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9305-4785pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.