Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62806
Type: Dissertação
Title: A experiência de tornar-se universitário no ensino remoto : “não tinha caído a ficha que eu estava na UFMG”
Authors: Maria Virgínia Valadares Borges
First Advisor: Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista
Abstract: Em decorrência da pandemia da COVID-19, os estudantes que ingressaram na graduação na UFMG entre 2020/02 e 2021/02 conheceram a universidade por meio do Ensino Remoto, longe dos campi e das experiências compartilhadas nos seus diferentes espaços, realidade não diferente de outras tantas universidades do Brasil. Amparados na concepção heideggeriana sobre o habitar, entendemos que o campus universitário convida e delimita os modos como os estudantes vivem a vida, o seu percurso acadêmico e a educação. É na convivência intercorpórea e interafetiva entre os estudantes, interagindo e coafetando-se nos espaços por eles compartilhados, que se dá o processo de tornar-se universitário, enquanto modo de cocriação de mundos sociais e afiliação a uma nova cultura. A partir de tais entendimentos, e considerando que a experiência de chegada à universidade guarda suas especificidades e traz muitos desafios e possibilidades, buscou-se compreender, por meio desta dissertação, o fenômeno de tornar-se universitário com base na experiência de estudantes que ingressaram na universidade no Ensino Remoto. Como objetivos específicos, buscou-se 1) compreender, a partir da literatura, os modos de tornar-se universitário implicados no formato presencial e no Ensino Remoto; 2) descrever a experiência de ingressar na universidade e tornar-se universitário no Ensino Remoto, a partir dos relatos dos estudantes; 3) e, a partir disso, considerar implicações do Ensino Remoto no processo de tornar-se universitário. O percurso metodológico seguiu as concepções da pesquisa qualitativa fenomenológico-existencial hermenêutica. Realizaram-se dois grupos focais com graduandos que iniciaram seus cursos na UFMG no período remoto, com as seguintes questões disparadoras: como foi a chegada presencial na UFMG? Como foi ingressar na universidade no Ensino Remoto? A análise das narrativas, gravadas e transcritas, revelou quatro unidades temáticas, nomeadas com fragmentos das falas dos estudantes: 1) “Estou fazendo parte da UFMG, mas não é a mesma coisa, falta alguma coisa”; 2) “Um olho na tela e outro na casa”; 3) “Eu não me empenhava tanto quanto eu gostaria”, “eu não estava rendendo”; 4) “A convivência é que fica desse jeito, um pouco esquisita mesmo”. A partir dos relatos dos participantes da pesquisa, é possível apreender que o Ensino Remoto não reproduziu a experiência universitária com todas as suas dimensões, oportunidades e modos de viver a universidade tal qual presencialmente. Apesar dos recursos tecnológicos e das estratégias pedagógicas adotadas nesse contexto, manteve-se um distanciamento, não somente físico, mas que remetia a uma sensação de não pertencimento para aqueles estudantes que acabavam de chegar, sem ainda conhecer a vida universitária. A pesquisa mostrou que é no encontro com a alteridade que os ingressantes descobrem como é fazer parte do mundo acadêmico e os caminhos comuns a serem trilhados. Entretanto, por intermédio das telas e plataformas digitais, os ingressantes do Ensino Remoto não conseguiram compartilhar as tonalidades afetivas e intercorporais que permeiam um ambiente vivido conjuntamente. Por conseguinte, não se sentiam como estudantes de graduação e pertencentes à UFMG. Tais resultados contribuem para debates acerca do ensino “remoto” universitário e abrem caminho para outros estudos e reflexões sobre a temática.
Abstract: Due to the COVID-19 pandemic, students who enrolled in undergraduate programs at UFMG between 2020/02 and 2021/02 became acquainted with the university through Remote Learning, far from the campuses and the shared experiences in its various spaces, a reality not unlike many other universities in Brazil. Grounded in Heidegger's concept of dwelling, we understand that the university campus both invites and delimits the ways in which students live their lives, their academic journey, and their education. It is in the intercorporeal and interaffective coexistence among students, as they interact and mutually affect each other in shared spaces, that the process of becoming a university student takes place. This process involves cocreation of social worlds and affiliation with a new culture. Based on these understandings and recognizing that the experience of entering university has its specificities, challenges, and opportunities, this dissertation sought to comprehend the phenomenon of becoming a university student based on the experiences of students who entered university during Remote Learning. The specific objectives were as follows: 1) to understand, based on the literature, the ways of becoming a university student in the in-person and Remote Learning formats; 2) to describe the experience of entering university and becoming a university student during Remote Learning, based on students' accounts; 3) to consider the implications of Remote Learning for the process of becoming a university student. The methodological approach followed the principles of phenomenological-existential hermeneutic qualitative research. Two focus groups were conducted with undergraduate students who began their courses at UFMG during the remote period, using the following guiding questions: What was the experience like when you initially arrived at UFMG in person? What was it like to enter university during Remote Learning? The analysis of the recorded and transcribed narratives revealed four thematic units, named using fragments from the students' statements: 1) "I am part of UFMG, but it's not the same; something is missing"; 2) "One eye on the screen and the other on my home"; 3) "I didn't put in as much effort as I would have liked"; "I wasn't performing as well"; 4) "Social interaction is a bit odd." From the participants' accounts, it is evident that Remote Learning did not replicate the university experience in all its dimensions, opportunities, and ways of experiencing university life as it is in the in-person format. Despite the technological resources and pedagogical strategies employed in this context, a sense of detachment persisted, not only on a physical level but also as a feeling of not belonging for those students who had just arrived and were not yet familiar with university life. The research demonstrated that it is through encounters with others that new students discover what it means to be part of the academic world and the common paths to be followed. However, through screens and digitalplatforms, Remote Learning students were unable to share the affective and intercorporeal nuances that permeate an environment experienced collectively. Consequently, they did not feel like undergraduate students and did not feel a sense of belonging to UFMG. These results contribute to discussions about remote university education and pave the way for further studies and reflections on the subject.
Subject: Psicologia - Teses
Estudantes universitários - Teses
Ensino à distância - Teses
Grupos focais (Técnica de entrevista) - Teses
Psicologia fenomenológica - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62806
Issue Date: 4-Dec-2023
metadata.dc.description.embargo: 4-Dec-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇAO_ MARIA_VIRGINIA_ BORGES.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-12-04
2.93 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons