Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/62867
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Letramento e metodologia de ensino: uma análise do letramento do docente como metodologia de ensino e aprendizagem. |
Autor(es): | Fatiane Guimarães de Sousa |
Primeiro Orientador: | Marcelo Chiaretto |
Primeiro membro da banca : | Alex Fabiani de Brito Torres |
Segundo membro da banca: | Kleber Mazione Lima Ferreira |
Resumo: | Nessa monografia apresento-lhes o resultado de uma pesquisa realizada na Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, visando identificar, e descrever o letramento e a metodologia de ensino usadas pelos docentes de determinados eixos de ensino, analisando como foco principal se os docentes dos respectivos eixos usam a metodologia freiriana. O método escolhido para a realização da pesquisa foi a abordagem quantiqualitativa e a análise de casos, desenvolvida no Google formulário e enviada via aplicativo WhatsApp. É um estudo de caso, com teorias que fundamentam e abrangem: a metodologia de Paulo Freire e outras, e os estudos sobre letramento de Graça Paulino e Marcelo Chiaretto. Assim, como resultado houve um retorno significativo dos docentes. Concluindo que, mesmo diante de distintos eixos de ensino e metodologias diversas, a pesquisa constou a forte presença do letramento e metodologia freiriana no cotidiano de ensino dos docentes, constatando assim a fala de Paulo Freire (1997, p 32) “não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino”. |
Abstract: | In this monograph I present the result of a research carried out in a certain Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, aiming to identify and describe the literacy and teaching methodology used by teachers of certain teaching axes, analyzing as a main focus whether the teachers of the respective axes use the freirian methodology. The method chosen to carry out the research was the quantitative and qualitative approach and case analysis, developed in the Google form and sent via the WhatsApp application. It is a case study, with theories that support and cover: the methodology of Paulo Freire and others, and the studies on literacy by Graça Paulino and Marcelo Chiaretto. Thus, as a result, there was a significant return from teachers. Concluding that, even in the face of different teaching axes and different methodologies, the research found the strong presence of literacy and freirian methodology in the daily teaching of teachers, thus confirming the speech of Paulo Freire (1997, p 32) “there is no teaching without research and no research without teaching”. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62867 |
Data do documento: | 11-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-FINAL.pdf | 802.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons