Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62975
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dc.creatorFernanda Silva Freitaspt_BR
dc.creatorFlávio de Lemos Carsaladept_BR
dc.date.accessioned2024-01-17T17:45:08Z-
dc.date.available2024-01-17T17:45:08Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
dc.identifier.isbn9788557220386pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62975-
dc.description.resumoOs estudos acerca do patrimônio urbano foram realizados a partir do século XIX, quando também iniciaram os debates sobre a preservação de bens edificados. Neste cenário se insere o italiano Gustavo Giovannoni (1873 - 1947), um importante personagem que contribuiu na determinação de metodologias para intervenções em áreas de interesse histórico, e também na produção teórica urbana geral, promovendo diálogos entre o novo e o antigo. Suas contribuições foram recuperadas depois de um longo período de silêncio acadêmico, especialmente por Françoise Choay. Dito isso, torna-se objetivo deste trabalho investigar e traçar relações mais palpáveis entre a teoria de conservação e planejamento urbano proposta por Giovannoni e Françoise Choay, relacionando-os, posteriormente com a trajetória da preservação do patrimônio urbano no Brasil, explorando ideias como “cidade-patrimônio” e “cidade-documento” (MOTTA, 2000; SANT’ANNA, 2017). Para entender a genealogia do pensamento sobre o patrimônio urbano e também integrá-lo a teorias desenvolvidas posteriormente serão utilizadas as análises de Françoise Choay (2001; 1979). Em suas obras, a autora explora temas que tangenciam o conteúdo produzido por Giovannoni. Apresenta-se uma breve biografia de Giovannoni através da qual será possível visualizar as colaborações realizadas em diversas áreas do conhecimento, muito devido à sua formação multidisciplinar. Posteriormente, será introduzido um pequeno panorama das teorias urbanas compiladas por Choay (1979) que se dividem em dois grandes grupos: os progressistas e os culturalistas. As obras de Choay foram escolhidas como lentes para a visualização dos trabalhos de Giovannoni uma vez que a autora é uma das poucas que aborda os conceitos de Giovannoni, de forma positiva e até mesmo visionária quando inserida no contexto contemporâneo das cidades com grandes áreas de interesse cultural, onde coexistem as cidades nova e antiga. Por fim, vislumbra-se uma compreensão geral das relações entre Giovannoni e as duas correntes urbanísticas evidenciadas por Choay, auxiliando na inserção do restaurador italiano na cronologia de estudos urbanos e seus possíveis diálogos com a trajetória das ações de preservação do patrimônio urbano no Brasil no século XX.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio Cientifico do ICOMOS Brasil ; Simpósio Científico ICOMOS-LAC-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio urbanopt_BR
dc.subjectGiovannonipt_BR
dc.subjectChoaypt_BR
dc.subject.otherPreservaçãopt_BR
dc.subject.otherPatrimôniopt_BR
dc.subject.otherEspaço urbanopt_BR
dc.titleEntre progressistas e culturalistas: diálogos de Gustavo Giovannoni sob o olhar de Françoise Choaypt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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