Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/63073
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Aplicação do pacote survstan em R para modelagem de dados de sobrevivência: uma comparação com o pacote survival
Autor(es): Larissa Brandão Rocha Martinez Fernandez
primer Tutor: Fábio Nogueira Demarqui
primer miembro del tribunal : Maristela Dias de Oliveira
Resumen: As análises de confiabilidade são de grande relevância na engenharia, sendo uma forma de avaliar e predizer a ocorrência de eventos indesejados e, então, embasar a melhoria de processos e produtos visando a maior eficiência nos resultados. Para modelar o comportamento das falhas de um sistema, se faz necessário selecionar uma distribuição de probabilidade para os tempos de falha, além do modelo de regressão que melhor explica a influência de covariáveis. O software R é uma das ferramentas que podem auxiliar o processo de análise, que de outra forma envolveria cálculos complexos. Em vista disso, este trabalho busca demonstrar a aplicação do survstan, um pacote de funções em R que visa fornecer meios para o ajuste de modelos de sobrevivência. Para esse fim, um conjunto de dados retirado da literatura serviu de entrada para as funções do pacote survstan, que foi utilizado para a seleção da distribuição de probabilidade mais adequada, além do ajuste do modelo de regressão de Tempos de Falha Acelerados e obtenção dos parâmetros de interesse dos modelos. A funcionalidade do pacote para executar estas funções foi comparada com o pacote survival, um dos pacotes mais utilizados em R para modelagem de dados de sobrevivência. Na comparação, o pacote survstan apresentou resultados consistentes com os obtidos através do pacote survival, com menos esforço empregado na interpretação dos resultados.
Abstract: Reliability analyses are greatly relevant in engineering, being a way of evaluating and predicting the occurrence of unwanted events and then, support processes and products improvement, aiming for greater efficiency in results. To model the behaviour of a system’s failures, it is needed to select a probability distribution for failure times, in addition to the best regression model that will explain the influence of covariates. R software is one of the tools that can support the analysis process, which would otherwise involve complex calculations. In view of this, this work seeks to demonstrate the application of survstan, a R package of functions that aims to provide a toolkit for fitting survival models. For this purpose, a dataset extracted from literature was fed as input to survstan functions, which were used to select the appropriate probability distribution, as well as fitting the Accelerated Failure Times regression model and obtaining models’ parameters of interest. The functionality of the package to perform these functions was compared with the survival package, one of the most used in R for survival analysis tasks. In comparison, survstan presented consistent results with those obtained through survival, with less effort applied in writing code and interpreting results.
Asunto: Estatística
Confiabilidade (Probabilidades)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Curso: Curso de Especialização em Estatística
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63073
Fecha del documento: 14-dic-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Estatística

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia Especialização - Larissa Brandão Rocha.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons