Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLaiss Bertolapt_BR
dc.creatorCláudia Kimie Suemotopt_BR
dc.creatorIsabela Judith Martins Benseñorpt_BR
dc.creatorAndre Russowsky Brunonipt_BR
dc.creatorPaulo Caramellipt_BR
dc.creatorSandhi Maria Barretopt_BR
dc.creatorArlinda Barbosa Morenopt_BR
dc.creatorRosane Harter Grieppt_BR
dc.creatorMaria Carmen Vianapt_BR
dc.creatorPaulo Andrade Lotufopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-19T22:15:01Z-
dc.date.available2024-01-19T22:15:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage171pt_BR
dc.citation.epage180pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/1980-5764-dn-2021-0027pt_BR
dc.identifier.issn19805764pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63179-
dc.description.abstractAvaliações cognitivas repetidas em estudos longitudinais favorecem a ocorrência de efeitos de retestagem ou de prática, geralmente aumentando os escores obtidos nas avaliações de acompanhamento quando comparados aos da primeira avaliação. Sendo assim, os efeitos do retestagem podem comprometer a verificação do declínio cognitivo em idosos.Objetivos: Objetivamos verificar a ocorrência do efeito de prática e o impacto das características sociodemográficas nos escores de seguimento em uma amostra de 5.592 participantes com perfil sociodemográfico diverso, avaliada duas vezes durante quatro anos de seguimento. Métodos: Testamos duas abordagens possíveis para corrigir o efeito de prática e calculamos o índice de mudança confiável. Resultados: Observamos escores sutilmente maiores na avaliação de seguimento após quatro anos, o que sugere a ocorrência de efeitos de retestagem. A correção pela diferença da regressão gerou escores corrigidos de acompanhamento satisfatórios, enquanto a correção pela diferença média não forneceu correções eficazes. As características sociodemográficas tiveram impacto mínimo no efeito de prática. Conclusões: Recomendamos a forma de correção pela diferença da regressão para efeitos de retestagem. A ausência dessa abordagem metodológica, quando utilizamos escores cognitivos longitudinais, pode levar a resultados enviesadopt_BR
dc.description.resumoABSTRACT. Repeated cognitive assessment in longitudinal studies favors the occurrence of retest effects, usually increasing the scores obtained at the follow-up assessments when compared to baseline. Therefore, retest effects can compromise the evaluation of cognitive decline in older adults. Objectives: We aimed to verify the occurrence of the retest effect and the impact of sociodemographic characteristics on the follow-up scores in a sample of 5,592 participants with a diverse sociodemographic profile, who were assessed twice during 4 years of follow-up. Methods: We tested two possible approaches to correct the retest effect and calculated the Reliable Change Index. Results: We observed increased scores at the follow-up assessment after 4 years, but the results indicate a modest occurrence of retest effects. The regression difference correction successfully generated follow-up corrected scores, while the mean difference did not provide effective corrections. Sociodemographic characteristics had a minor impact on the retest. Conclusions: We recommend the regression difference correction for retest effects. The absence of this methodological approach might lead to biased results using longitudinal cognitive scorespt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofDementia & Neuropsychologia-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReproducibility of Resultspt_BR
dc.subjectLongitudinal Studiespt_BR
dc.subjectPsychometricspt_BR
dc.subject.otherReproducibility of Resultspt_BR
dc.subject.otherLongitudinal Studiespt_BR
dc.subject.otherPsychometricspt_BR
dc.titleRetest effects in a diverse sample: sociodemographic predictors and possible correction approachespt_BR
dc.title.alternativeEFEITO DE RETESTE EM UMA AMOSTRA DIVERSA: PREDITORES SOCIODEMOGRÁFICOS E POSSÍVEIS ABORDAGENS PARA A CORREÇÃOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1590/1980-5764-DN-2021-0027pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Retest effects in a diverse sample pdfa.pdf375.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.