Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63181
Type: Dissertação
Title: “Tenha fé no capital”: as práticas estranhadas produzidas pela Igreja Universal do Reino de Deus
Authors: Jade Mariá Pais Vaz de Melo
First Advisor: Deise Luiza da Silva Ferraz
First Referee: Janaynna de Moura Ferraz
Second Referee: Aline Fábia Guerra de Moraes
Abstract: A religião vem sendo alvo de inúmeros estudos na atualidade, principalmente pelo crescimento das Igrejas Evangélicas pentecostais e neopentecostais, que se acelerou consideravelmente a partir de 1980. A fé está relacionada ao ser crente, a crer em algo além, que ultrapasse a materialidade da vida humana, e isso nos leva a questionar como ela é capaz de guiar as ações humanas a partir de preceitos bem delineados e definidos pelas igrejas, como também constituir as subjetividades humanas. Pensar em subjetividade, no sentido marxiano, é pensar em uma relação recíproca e complexa entre sujeito e objeto, onde se constroem e se transformam ao mesmo tempo, porém, compreendendo que a prioridade ontológica é do objeto. Investigar, portanto, a prática dos fiéis nos permite estudar essa relação dialética entre objetividade e subjetividade. Tendo como foco de pesquisa o contexto religioso, entendemos que, no agir e pensar dos indivíduos da classe trabalhadora que professam a fé evangélica, opera uma prática intencional guiada por um conjunto de preceitos mediados por uma relação de certeza no poder de um ser extra-humano, deus. Isso posto, objetivamos, neste trabalho, apreender as possibilidades objetivas produzidas pela Igreja Universal do Reino de Deus, referência neopentecostal brasileira, que constituem a subjetividade dos fiéis. Para tanto, investigamos o ideário religioso que guia as práticas dos fiéis; apreendemos as práticas dos fiéis; e analisamos a relação entre ideologia e as práticas produzidas pela Igreja Universal do Reino de Deus. Discutimos, também, algumas categorias a partir da perspectiva marxista, como prática, subjetividade-objetividade, consciência, afetividade, ideologia e religião. Entendemos como a fetichização de deus cria a ideologia da fé que produz as práticas estranhadas dos fiéis. O ser que produz a atividade religiosa não se reconhece enquanto produtor da mesma. Este é o fenômeno do estranhamento. O ser estranho ao qual pertence a atividade religiosa e a religião, para a qual a atividade religiosa está a serviço e para a fruição da própria religião, só pode ser o próprio ser humano. Na atividade religiosa, o ser humano para de se relacionar como humano com a própria humanidade. Assim, a efetivação da humanidade se dá ao reconhecer a humanidade no outro, mas o outro, na religião, não é o outro ser humano, é deus. E ele é a expressão mais clara, atual, da desefetivação da humanidade. O ser humano, assim, engendra sua própria produção [a religião] para a sua desefetivação. Para tanto, afirmamos a necessidade de superação da religião, mas consideramos que ela não é suficiente. Nosso objetivo deve ser a emancipação humana. Devemos superar as condições que mantêm necessárias a relação humana com a religião, aqui, o capitalismo. A atividade religiosa é, portanto, uma contribuição à nossa desumanização, mas já estamos em condições desumanas desde nossa condição- determinação de reprodução da vida em um sistema capitalista. A religião é só mais uma forma desenvolvida para nos manter estranhados e sem consciência efetiva diante do capital. Porém, não aceitaremos essas condições. Ao termos consciência da realidade material, se faz necessário lutar contra essas formas ideológicas que nos acorrenta aos pés do fetiche maior, o pai de todos os fetiches, o capital. E essa luta não se faz nos céus nem no inferno, se faz é aqui e agora.
Abstract: Nowadays religion has been the subject of numerous studies, mainly due to the growth of the Pentecostal and Neopentecostal Evangelical Churches, which has been considerably accelerated since 1980. Faith is related to being a believer, to believing in something beyond the materiality of human life and this leads us to the question of how this is able to guide human actions based on precepts well defined by the churches, as well as constituting human subjectivities. To think of subjectivity, in the Marxian sense, is to think of a reciprocal and complex relationship between subject and object, where they are constructed and transformed at the same time, however, understanding that the ontological priority is given to the object. Therefore, investigating the practice of the faithful allows us to study this dialectical relationship between objectivity and subjectivity. Focusing on the religious context, we understand that in the actions and thinking of working class individuals who preach the evangelical faith, there is an intentional practice operates guided by a set of precepts mediated by a relationship of certainty in the power of an extra-human being, god. In this work, our goal is to apprehend the objective possibilities produced by the Igreja Universal do Reino de Deus, a Brazilian neo-Pentecostal reference, which constitute the subjectivity of the faithful. Therefore, we investigate the religious ideal that guides the fhaithful practices; we learn these practices; and we analyze the relationship between ideology and practices produced by the Igreja Universal do Reino de Deus. We also discuss some categories from a Marxist perspective, such as practice, subjectivity-objectivity, consciousness, affectivity, ideology and religion. We understand how the god fetishization creates the ideology of faith that produces the strange practices of the faithful. The being who produces religious activity is not recognized as a producer itself. This is the phenomenon of strangeness. The alien being to whom religious activity and religion belong, for which religious activity is at the service and for the enjoyment of religion itself, can only be the human being himself. In religious activities, the human being stops relating as a human with humanity itself. Thus, the effectiveness of humanity occurs when recognizing humanity in the other, but the other, in religion, is not another human being, it is god. And it is the clearest, current expression of humanity's lack of effectiveness. The human being, therefore, engenders his own production [religion] for his deseffectivation. For this reason, we affirm the need to overcome religion, but we believe that this is not enough. Our goal must be human emancipation. We must overcome the conditions that keeps necessary the human relationship with religion, here, the capitalism. Religious activity is, therefore, a contribution to our dehumanization, but we are already in inhuman conditions since our condition-determination to reproduce life in the capitalist system. Religion is just another tool developed to keep us strangers and without an effective awareness of capital. However, we will not accept these conditions. When we are aware of material reality, it is necessary to fight against these ideological forms that chained us to the feet of the greatest fetish, the father of all fetishes, capital. And this fight is not done in heaven or in hell, it is made here and now.
Subject: Ideologia
Igrejas petencostais
Igreja Universal do Reino de Deus
Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63181
Issue Date: 27-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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