Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63189
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dc.contributor.advisor1Leydiana de Sousa Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005908968134615pt_BR
dc.contributor.referee1José Leão e Silva Filhopt_BR
dc.contributor.referee2Irineu Amaro Vitorinopt_BR
dc.creatorMaria Goretti da Silva Barrospt_BR
dc.date.accessioned2024-01-22T14:29:36Z-
dc.date.available2024-01-22T14:29:36Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63189-
dc.description.resumoO presente estudo investiga a importância da gestão da informação na implementação de fluxos de processos para celeridade no cumprimento de demandas internas e externas no serviço público. Com a crescente complexidade das atividades governamentais e a necessidade de responder de forma eficiente às necessidades da sociedade, torna-se fundamental otimizar o fluxo de trabalho e a gestão da informação. O estudo aborda a relevância da informação como elemento estratégico, capaz de subsidiar decisões e ações para atender às demandas de forma ágil e eficaz. Apresenta revisão bibliográfica sobre conceitos fundamentais de gestão da informação, sua relação com a eficiência dos processos no setor público. Além disso, é abordado estudo de caso que demonstra boas práticas na implementação de fluxos de processos com base em uma gestão eficiente da informação. Também são discutidas estratégias para promover uma cultura de gestão da informação dentro das instituições públicas, incluindo a conscientização e treinamento de servidores, a adoção de tecnologias adequadas e a criação de mecanismos de governança para garantir a qualidade e a segurança dos dados. Os resultados destacam que a gestão adequada da informação é um fator crucial para a agilidade no cumprimento de demandas no serviço público, otimizando recursos, reduzindo burocracias e melhorando a prestação de serviços à população. Conclui-se que investir na gestão da informação é essencial para o aprimoramento dos processos no serviço público, permitindo uma administração mais eficiente e uma maior capacidade de resposta às demandas internas e externas. O trabalho ressalta a necessidade contínua de desenvolvimento de políticas e práticas que valorizem a informação como um recurso estratégico para o sucesso das atividades governamentais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectFluxos de processospt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectDemandas internaspt_BR
dc.subjectDemandas externaspt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleAnálise sobre a importância da gestão da informação para celeridade no cumprimento de demandas no serviço públicopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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