Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63190
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gestão de processos físicos: estudo de caso na unidade jurídica de uma secretaria de estado de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Management of physical processes: case study in the legal unit of a State Secretariat of Minas Gerais
Autor(es): Gleisson Costa Pereira
Primeiro Orientador: Tiago Alves Schieber de Jesus
Primeiro membro da banca : Eduardo Amat Silva
Segundo membro da banca: Letícia Drummond Rezende
Resumo: O presente trabalho tem a intenção de contribuir para a transformação do conceito de arquivo como sendo apenas um conjunto dos documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas. No contexto atual, a gestão do arquivo público enfrenta desafios significativos relacionados à contratação onerosa de empresas especializadas, ao déficit de espaço físico adequado e à desorganização na produção de documentos. A busca por locais para armazenar registros do setor público gera despesas extras, como aluguel e serviços de gerenciamento, conservação e organização. O intuito é sugerir mudanças nos arquivos acumulados nos setores de trabalho que enfrentam dificuldades de eliminação devido ao apego, com gestão de prazos eficientes e aplicação das tabelas de temporalidade adequadas à realidade. De maneira geral, documentos físicos enfrentam desafios como vida útil limitada, espaço ocupado, riscos de danos e altos custos de manutenção. É crucial a contratação de pessoal qualificado e comissões adequadas para a gestão de documentos, para monitorar prazos e idades de documentos, incluindo os com valor probatório, otimizando a gestão do arquivo, o fluxo de trabalho, gerando melhorias do serviço. Neste estudo de caso foram realizadas coleta de dados e entrevistas com a coordenação de gestão de documentos a fim de compreender o processo de recebimento e classificação da documentação; o processo de distribuição para arquivamento ou eliminação e identificar sugestões de melhoria. Para o conjunto de sugestões propostas e possíveis resultados, verificou-se que a transição para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é positiva e exige validação meticulosa dos documentos nele anexados. A digitalização dos documentos físicos e seu destino, bem como os custos de armazenamento e manutenção, podem ser um investimento positivo deixando de refletir a produção exponencial de registros, da mesma forma evitando problemas ambientais e biológicos que ameaçam a conservação. Especialistas da área podem garantir integridade e acessibilidade dos processos físicos, em conformidade com as normas resultando em uma gestão eficiente, otimizando o aproveitamento dos espaços físicos e evitando o acúmulo de poeira e mofo, contribuindo para melhor saúde dos funcionários. Enfim, as abordagens estratégicas do poder público são essenciais para superar esses desafios e promover uma gestão eficiente de documentos.
Abstract: The present work aims to contribute in the transformation of the concept of an archive as merely a collection of documents which, regardless of their nature or medium, are gathered through accumulation over the activities of individuals or legal entities, whether public or private. In the current context, the management of public archives faces significant challenges related to the costly hiring of specialized companies, a deficit in suitable physical space, and disorganization in document production. The search for locations to store records from the public sector results in extra expenses such as rent and management, preservation, and organization services. The objective is to suggest changes in the accumulated archives within work sectors that encounter difficulties in disposal due to attachment, with efficient deadline management and the application of appropriate retention schedules that reflect reality. In general, physical documents face challenges such as limited lifespan, occupied space, risks of damage, and high maintenance costs. The hiring of qualified personnel and appropriate committees for document management is crucial, to monitor deadlines and document ages, including those with probative value, optimizing archive management, workflow, and generating service improvements. In this case study, data collection and interviews were conducted with the document management coordination in order to understand the process of receiving and classifying documentation; the process of distribution for archiving or disposal and to identify suggestions for improvement. For the set of proposed suggestions and potential outcomes, it was found that transitioning to the Electronic Information System (SEI) is positive and requires meticulous validation of the attached documents. The digitization of physical documents and their fate, as well as storage and maintenance costs, can be a beneficial investment, ceasing to reflect the exponential production of records, similarly avoiding environmental and biological issues that threaten preservation. Experts in the field can ensure integrity and accessibility of physical processes, in compliance with standards, resulting in efficient management, optimizing the utilization of physical spaces and preventing the accumulation of dust and mold, contributing to the better health of employees. Ultimately, strategic approaches from the public sector are essential to overcome these challenges and promote efficient document management.
Assunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63190
Data do documento: 28-Set-2023
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