Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63193
Type: Monografia (especialização)
Title: Otimização do fluxo de processos no setor de pagamento da Superintendência Regional de Ensino de Ubá/MG: um estudo de caso sobre as convocações e contratações temporárias
Authors: Juliano Machado da Costa
First Advisor: Leydiana de Sousa Pereira
First Referee: José Leão e Silva Filho
Second Referee: Mateus Müller Franco
Abstract: A gestão eficaz de processos de negócios é essencial em um ambiente cuja a essência seja entregar os melhores produtos e serviços aos consumidores, almejando a geração de valor. Neste âmbito, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir para a melhoria dos processos no Setor de Pagamento da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, pelo mapeamento dos fluxos de entrada e saída dos processos internos e externos do Setor de Pagamento, estabelecendo padrões de trabalho e indicadores de desempenho mensuráveis, especialmente no que se centra a contratação temporária de profissionais. A metodologia adotada envolveu a aplicação do ciclo de Gerenciamento de Processos de Negócio PDCA de melhoria contínua. Inicialmente, os processos foram mapeados por meio de observação direta e acesso a documentação interna. Em seguida, foram traçados panoramas de oportunidades de melhoria, especialmente diante de um entendimento global do problema e suas causas por meio do diagrama de Ishikawa. Por fim, foi proposta uma reestruturação do setor, por meio da modelagem de processos com a notação BPMN (do inglês, Business Process Management Notation). E, consequentemente, indicadores foram estabelecidos como mecanismos de controle para as melhorias propostas ao fluxo sob estudo. Os resultados incluem uma propensão a redução de erros e retrabalho, impactando positivamente a eficiência do Setor de Pagamento. Este estudo serve como aporte para o desenvolvimento contínuo do setor e de outras áreas da organização, melhorando o desempenho global da Superintendência Regional de Ensino.
Abstract: Effective management of business processes is imperative within an environment focused on delivering optimal products and services to consumers, aiming to create value. In this context, this research aims to enhance processes within the Payment Sector of the Regional Education Superintendency of Ubá. by mapping the input and output flows of the Payment Sector’s internal and external processes. Furthermore, it involves establishing work standards and quantifiable performance indicators, particularly concerning the temporary hiring of professionals. The methodology adopted includes the application of the PDCA Business Process Management Cycle for continuous improvement. Initially, processes were mapped through direct observation and access to internal documentation. Subsequently, an analysis of opportunities for improvement was conducted, focusing on obtaining a comprehensive understanding of the problem and its root causes, facilitated by the Ishikawa diagram. Lastly, process modeling using Business Process Modeling Notation (BPMN) notation proposed a restructuring of the sector. Consequently, indicators were introduced as control mechanisms to monitor the proposed enhancements in the studied workflow. The outcomes encompass a propensity to reduce errors and rework, positively impacting the efficiency of the Payment Sector. This study contributes to the ongoing development of the sector and other organizational areas, thereby enhancing the overall performance of the Regional Education Superintendency.
Subject: Administração
Gestão Pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63193
Issue Date: 27-Sep-2023
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VERSAO_FINAL_Juliano_Machado_da_Costa.pdfOTIMIZAÇÃO DO FLUXO DE PROCESSOS NO SETOR DE PAGAMENTO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE UBÁ/MG2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.