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Type: Monografia (especialização)
Title: A avalição de desempenho no serviço público de Minas Gerais: a percepção dos servidores da Superintendência Regional de Ensino de Ubá-MG
Authors: Flávia Pereira Costa
First Advisor: Victor Natanael Schwetter Silveira
First Referee: Cristina Camila Teles Saldanha
Second Referee: Narrayra Granier Cunha
Abstract: Este estudo, de base quantitativa, teve como objetivo geral descrever a percepção dos servidores da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, no Estado de Minas Gerais, sobre ao processo de avaliação de desempenho realizado naquela instituição pública. Como referencial teórico foram abordados os temas da gestão de recursos humanos, avaliação de desempenho, não-conformidades do processo de avaliação de desempenho, avaliação de desempenho no setor público, o processo de avaliação de desempenho no Estado de Minas Gerais. Foram utilizados autores como Bergue (2014), Carvalho (2019), Chiavenato (2022), Fischer (2002), Gil (2007), Ivancevich (2011), Mattos (2003), Pontes (2016) e Prado (2015). A metodologia envolveu uma pesquisa quantitativa, a partir de um estudo de caso, abordando, como população, os 65 servidores efetivos do quadro administrativo da Superintendência Regional de Ensino de Ubá-MG. A escolha desta instituição se deu pelo critério de acessibilidade. Os indivíduos considerados como amostra foram selecionados a partir dos critérios de intencionalidade e acessibilidade, e tiveram a liberdade de participarem, ou não, da pesquisa. Foi enviada, a cada um deles, uma carta de apresentação da pesquisa, solicitando a sua participação, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário quantitativo, tipo survey, construído a partir da literatura consultada, contendo 6 questões de perfil do respondente, seguidas de 35 questões abordando a percepção dos servidores em relação a aspectos do processo da avaliação de desempenho. O questionário foi disponibilizado no mês de setembro de 2023, utilizando o Google Forms e o link do instrumento de coleta de dados foi encaminhado para o e-mail institucional dos servidores participantes. Obteve-se uma amostra de 30 servidores da organização escolhida. Para o tratamento dos dados foram calculadas as frequências de respostas, utilizando o software Microsoft Excel. Foram descritos os dados do perfil da amostra. Em seguida, realizou-se o cálculo das médias, desvio padrão e variância de cada questão do instrumento. Os resultados do estudo indicaram que os servidores compreendem o funcionamento do processo, mas, identificaram não-conformidades no processo, onde parece que os avaliadores se concentram em pontos negativos dos avaliados, e menos em seus pontos positivos, sugerindo que a atitude dos avaliadores é menos construtiva e incentivadora. Sobre o papel da avaliação de desempenho em buscar garantir a efetividade desejada pela instituição para melhorar continuamente o desempenho dos servidores, esse valor de média ressalta que, apesar do resultado da média estar dentro do padrão esperado, houve relativa discordância dos respondentes em relação à afirmativa, sugerindo que não concordam plenamente com ela, evidenciando que a melhoria continuada do desempenho dos servidores só é parcialmente percebida como sendo atribuída à avaliação de desempenho. Os servidores não concordaram plenamente com as afirmações de que os resultados da avaliação de desempenho sirvam para elevar a motivação dos servidores, fornecer orientação e feedback no trabalho e reafirmar metas e resultados esperados pela instituição, sugerindo que há pouca eficácia dos resultados da avaliação de desempenho em relação a estes aspectos.
Abstract: This study, with a quantitative basis, had the general objective of describing the perception of employees of the Regional Education Superintendence of Ubá, in the State of Minas Gerais, regarding the performance evaluation process carried out in that public institution. As a theoretical framework, the topics of human resources management, performance evaluation, non-conformities in the performance evaluation process, performance evaluation in the public sector, and the performance evaluation process in the State of Minas Gerais were addressed. Authors such as Bergue (2014), Carvalho (2019), Chiavenato (2022), Fischer (2002), Gil (2007), Ivancevich (2011), Mattos (2003), Pontes (2016) and Prado (2015) were used. The methodology involved quantitative research, based on a case study, approaching, as a population, the 65 permanent employees of the administrative staff of the Regional Education Superintendence of Ubá-MG. This institution was chosen based on accessibility criteria. The individuals considered as a sample were selected based on the criteria of intentionality and accessibility, and were free to participate or not in the research. A letter introducing the research was sent to each of them, requesting their participation, together with the free and informed consent form. As a data collection instrument, a quantitative questionnaire, survey type, was used, constructed from the literature consulted, containing 6 questions on the respondent's profile, followed by 35 questions addressing the perception of employees in relation to aspects of the performance evaluation process. . The questionnaire was made available in September 2023, using Google Forms and the link to the data collection instrument was sent to the institutional email of the participating servers. A sample of 30 employees from the chosen organization was obtained. To process the data, response frequencies were calculated using Microsoft Excel software. The sample profile data were described. Then, the means, standard deviation and variance of each question in the instrument were calculated. The results of the study indicated that the servers understand how the process works, but they identified non-conformities in the process, where it seems that the evaluators focus on the negative points of those evaluated, and less on their positive points, suggesting that the evaluators' attitude is less constructive and encouraging. Regarding the role of performance evaluation in seeking to guarantee the effectiveness desired by the institution to continually improve the performance of employees, this average value highlights that, despite the average result being within the expected standard, there was relative disagreement among respondents in relation to the statement , suggesting that they do not fully agree with it, showing that the continued improvement in the performance of employees is only partially perceived as being attributed to performance evaluation. The employees did not fully agree with the statements that the results of the performance evaluation serve to increase the motivation of the employees, provide guidance and feedback at work and reaffirm goals and results expected by the institution, suggesting that there is little effectiveness of the results of the performance evaluation in relation to these aspects.
Subject: Administração
Gestão Pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63194
Issue Date: 26-Sep-2023
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

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