Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63197
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Um breve panorama sobre o ensino superior de patrimônio no Brasil no contexto Latino-Americano |
Authors: | Flávio de Lemos Carsalade Rafael Almeida de Oliveira Ana Beatriz Rocha Moreira |
Abstract: | O artigo tem como objetivo tornar públicos alguns dados de pesquisas recentes sobre o ensino de patrimônio cultural no Brasil, nos níveis de graduação e pós-graduação e na América Latina, na pós-graduação. Esses dados inserem-se no projeto de pesquisa “Por uma nova epistemologia no campo do Patrimônio Cultural, seu ensino e o cenário internacional” em desenvolvimento junto ao CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa/ Brasil). As pesquisas foram realizadas ao longo de 2020 nos âmbitos da Rede PHI (Patrimônio Histórico Ibero-americano) e do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios). Os resultados mostram que os cursos superiores do Brasil são mais tradicionais do que os cursos ofertados na América Latina, mas mesmo assim, possuem grandes semelhanças não só na prioridade dos temas estudados, mas também na dificuldade de elaboração de estudos em áreas que necessitam de conhecimento mais técnico e segmentado tais como pintura em mural, arte rupestre, vitral e pedra. |
Subject: | Ensino Patrimônio cultural |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63197 |
Issue Date: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://cadernos.proarq.fau.ufrj.br/public/docs/CP_38_ARTIGO__14.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Cadernos PROARQ |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Um breve panorama sobre o ensino superior de patrimônio do Brasil no contexto Latino-Americano.pdf | 471.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.