Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63197
Type: Artigo de Periódico
Title: Um breve panorama sobre o ensino superior de patrimônio no Brasil no contexto Latino-Americano
Authors: Flávio de Lemos Carsalade
Rafael Almeida de Oliveira
Ana Beatriz Rocha Moreira
Abstract: O artigo tem como objetivo tornar públicos alguns dados de pesquisas recentes sobre o ensino de patrimônio cultural no Brasil, nos níveis de graduação e pós-graduação e na América Latina, na pós-graduação. Esses dados inserem-se no projeto de pesquisa “Por uma nova epistemologia no campo do Patrimônio Cultural, seu ensino e o cenário internacional” em desenvolvimento junto ao CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa/ Brasil). As pesquisas foram realizadas ao longo de 2020 nos âmbitos da Rede PHI (Patrimônio Histórico Ibero-americano) e do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios). Os resultados mostram que os cursos superiores do Brasil são mais tradicionais do que os cursos ofertados na América Latina, mas mesmo assim, possuem grandes semelhanças não só na prioridade dos temas estudados, mas também na dificuldade de elaboração de estudos em áreas que necessitam de conhecimento mais técnico e segmentado tais como pintura em mural, arte rupestre, vitral e pedra.
Subject: Ensino
Patrimônio cultural
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63197
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://cadernos.proarq.fau.ufrj.br/public/docs/CP_38_ARTIGO__14.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos PROARQ
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.