Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Luísa Magalhães Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0658721467035688pt_BR
dc.contributor.advisor2LattesRafael Prosdocimi Bacelarpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Verônica Morais Ximenespt_BR
dc.contributor.advisor-co2http://lattes.cnpq.br/9185040042652952pt_BR
dc.contributor.referee1Rafael Prosdocimi Bacelarpt_BR
dc.contributor.referee2Vanessa Andrade de Barrospt_BR
dc.creatorLucas Soares Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8775370724004275pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-22T17:16:54Z-
dc.date.available2024-01-22T17:16:54Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63199-
dc.description.abstractIt is a research supported by historical-dialectical materialism, inserted in the psychosocial implications of poverty field of study through the theoretical framework of Community Psychology, understanding this as an area of Liberation Social Psychology. The study general objective was to understand whether and how the involvement of young people in Levante Popular da Juventude‟s actions have been enhancing the emergence of strategies to face poverty conditions. There are also specific objectives: a) to analyze young people ways of life involved in Levante Popular da Juventude‟s actions; and, b) to understand coping strategies using analytical categories of poverty psychosocial implications. A methodological course was carried out that consisted in a period of participant observation, registered in a field journal, in Levante Popular da Juventude‟ activities in Pedreira Prado Lopes, on the periphery of Belo Horizonte -MG. Subsequently, semi-structured interviews were conducted with two activists from the movement, and interviews mediated by self-photography with two young participants in the movement‟s popular course. Chapter 1 introduces the theme and the study proposal. Chapter 2 presents a debate about the epistemological basis, the ethical-scientific matter and the methodological path. Chapter 3 debates the concept of poverty as a multidimensional phenomenon. Chapter 4 analyzes the young people ways of life throughout the categories of work, social support and experiences of shame and humiliation. Chapter 5 discusses the participation of young people in Levante Popular da Juventude‟s actions as a strategy to face multidimensional poverty, highlighting the activities as conducive experiences for the youth awareness process. The conclusion is that the young people experience in social movements contributes to the recognizing process of themselves and the world, so that young people are able to reframe their individual and collective experiences, opening a window of possibilities for popular organizations to develop collective fighting initiatives to transform their realities.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa apoiada no materialismo histórico-dialético inserida no campo de estudos das implicações psicossociais da pobreza pela via do arcabouço teórico da Psicologia Comunitária, entendendo esta como uma área da Psicologia Social da Libertação. O estudo teve como objetivo geral compreender se e como o envolvimento de jovens em ações do Levante Popular da Juventude tem potencializado o surgimento de estratégias de enfrentamento às condições de pobreza. São ainda objetivos específicos: a) analisar modos de vida dos jovens envolvidos em ações do Levante Popular da Juventude; e, b) compreender as estratégias de enfrentamento utilizando categorias analíticas das implicações psicossociais da pobreza. Foi realizado um percurso metodológico que se constituiu de um período de observação participante, com registro em diário de campo, em atividades do Levante Popular da Juventude na Pedreira Prado Lopes, na periferia de Belo Horizonte -MG. Em seguida foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois militantes do movimento, e entrevistas mediadas pela autofotografia com duas jovens participantes do cursinho popular do movimento. O capítulo 1 introduz a temática e a proposta de estudo. O capítulo 2 apresenta um debate acerca da base epistemológica, a questão ético-cientifica e do percurso metodológico. O capítulo 3 trata do conceito de pobreza enquanto fenômeno multidimensional. O capítulo 4 analisa os dos modos de vida dos jovens a partir das categorias trabalho, apoio social e vivências de vergonha e humilhação. O capítulo 5 discute a participação dos jovens em ações do Levante Popular da Juventude como estratégia para enfrentamento a pobreza multidimensional, destacando as atividades como experiências propícias para o processo de conscientização dos jovens. A conclusão é que a vivência dos jovens em movimentos sociais colabora para o processo de reconhecimento de si e do mundo, de maneira que os jovens consigam ressignificar suas experiências individuais e coletivas, abrindo uma janela de possibilidade para as organizações populares desenvolverem iniciativas coletivas de luta popular para a transformação de suas realidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectOrganização popularpt_BR
dc.subjectEnfrentamentopt_BR
dc.subjectImplicações psicossociais da pobrezapt_BR
dc.subjectEnfrentamentamento à pobreza e organização popularpt_BR
dc.subject.otherPsicologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherJuventude - Tesespt_BR
dc.subject.otherPobreza - Tesespt_BR
dc.titleModos de vida e enfrentamento à pobreza de jovens através de ações do Levante Popular da Juventudept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons