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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A representação descritiva nas perspectivas do século XXI um estudo evolutivo dos modelos conceituais
Título(s) alternativo(s): The descriptive representation in the perspectives of the XXI century: an evolutionary study of the conceptual models
Autor(es): Elisângela Cristina Aganette
Livia Marangon Duffles Teixeira
Karina de Jesus Pinto Aganette
Resumen: A representação descritiva, ou catalogação, é vista como um processo de decisão multidimensional que estrutura e padroniza os diferentes aspectos de um item informacional, tornando-o único e passível de recuperação e uso. O presente artigo cujo objetivo principal consiste em analisar alguns modelos conceituais e sua evolução no que tange à representação da informação enfatiza o estudo da representação descritiva. Apresenta ainda suas características ao lidar com propostas e tendências atuais do século XXI, evidenciando a importância de cada modelo conceitual e suas possibilidades da integração em ambientes virtuais. Busca-se levantar e analisar os principais modelos conceituais utilizados pela Biblioteconomia e Ciência da Informação. Os resultados obtidos permitirão uma visão ampla a respeito da evolução dos modelos conceituais e uma compreensão da representação descritiva no atual contexto das tecnologias em rede, que se apresenta ágil, simples e constantemente atualizável. Outras contribuições podem ser identificadas, como melhorar o entendimento da área de representação descritiva, suas relações e modelos além de fornecer subsídios para auxiliar o Cientista da Informação na representação da realidade.
Abstract: The descriptive representation or cataloging is seen as a multidimensional decision process that structures and standardizes the different aspects of an information item, making it unique and subject to recovery and use. This article emphasizes the study of descriptive representation where the main objective is to analyze some conceptual models and their evolution with respect to representation of information. It also presents its features in dealing with current proposals and trends in the twenty-first century, showing the importance of each conceptual model and its possibilities of integration into virtual environments. The aim is to survey and analyze the main conceptual models used by the Library and Information Science. The results allow a broad view about the development of conceptual models and an understanding of descriptive representation in the current context of network technologies, which presents agile, simple and constantly updatable. Other contributions can be identified, such as improving the understanding of descriptive representation area, their relationships and models and provide subsidies to assist the information scientist in the representation of reality.
Asunto: Catalogação descritiva
Catalogação
Modelos cognitivos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p176
URI: http://hdl.handle.net/1843/63230
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p176
metadata.dc.relation.ispartof: Encontros Bibli
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