Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63241
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mapeamento de conhecimento e taxonomias corporativas facetadas: um estudo de caso empresarial
Título(s) alternativo(s): Knowledge mapping and faceted corporate taxonomies: an enterprise case study
Autor(es): Dean Pereira de Melo
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Elisangela Cristina Aganette
Jordânia Quintão Viana
Resumo: Mapeamento de conhecimento é um processo de análise aplicado a áreas de conhecimento com o objetivo de descobrir características ou significados relevantes para o negócio. Este mapeamento é necessário para garantir o compartilhamento de conhecimento no momento da entrada de novos colaboradores em uma empresa, uma vez que organiza e disponibiliza os conhecimentos, habilidades e atitudes existentes nas funções e nos principais processos críticos do negócio da empresa. Essa organização pode ser apoiada pela taxonomia corporativa facetada, instrumento de gestão e organização do conhecimento, que auxilia nos problemas de controle, navegação, estruturação, padronização e reuso das informações. Neste artigo, apresentam-se os conhecimentos mapeados para áreas priorizadas pela liderança de uma empresa privada de logística. O mapa de conhecimento e a taxonomia se justificam como artefatos de representação capazes de caracterizar os perfis ocupacionais, auxiliar nos treinamentos, tomada de decisões e monitoramento do avanço da força de trabalho, de modo que novos profissionais entreguem resultados num período previsível e mensurável.
Abstract: Knowledge mapping is an analysis process applied to knowledge areas in order to discover characteristics or meanings relevant to the business. Suchmapping is necessary for the sharingof knowledge when new employees join a company, for example, since it ensures the organization of knowledge, skills, and attitudes that exist in the functions and in the main critical processes of the company's business. As well as the faceted corporate taxonomy, a knowledge management and organization tool, which helps in the problems of control, navigation, structuring, standardization and reuse of information. The objective of this article is to present the knowledge mapped to areas prioritized by the organization's leadership. Knowledge mapping and taxonomy are justified as representation artifacts capable of characterizing occupational profiles, assisting in training, decision making, and monitoring the advancement of the workforce, so that new professionals deliver results in a predictable and measurable period.
Assunto: Conhecimento
Taxonomia
Organização do conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63241
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/65027
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapeamento de conhecimento e taxonomias corporativas facetadas_ um estudo de caso empresarial.pdf319.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.