Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63322
Type: Monografia (especialização)
Title: A gestão do fluxo de processos do setor de progressão de carreira do contingente de pessoal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Authors: Irene Anselmo da Luz
First Advisor: Marlusa de Sevilha Gosling
First Co-advisor: Kelen Cristina Duarte
First Referee: Thaís Alves dos Santos
Second Referee: Deborah Mara Siade Barbosa
Abstract: Esse trabalho busca identificar as dificuldades encontradas para a efetivação dos processos de progressão de carreira dos servidores da educação de Minas Gerais. Atualmente, o foco da Administração Pública volta-se para a redução de gastos e o aumento da amplitude da prestação de serviços dentro de uma visão de eficácia, eficiência e efetividade. Com isso, instituiu-se um sistema de remuneração variável baseado em indicadores de desempenho e o plano de carreira dos servidores da educação que se constituiu por meio da Lei 15.293 de 2004 e, a movimentação na carreira por tempo de serviço: seja por promoção ou progressão e, esta última é concedida automaticamente ao servidor mediante os requisitos legais. Mas, na realidade, cabe ao setor da DGFT analisar e validar esses processos para publicação no IOFMG. Para a execução desse trabalho valeu-se da pesquisa descritiva valendo-se da análise de dados que foram coletados e retirados dos sistemas informatizados SISPP e SISAP para evidenciar o fluxo dos processos de progressão de carreira no setor da DGFT. A DGFT possui seis servidores para analisar e validar os processos de progressão de carreira advindos do total de 16.783 estabelecimentos de ensino ativos estaduais, com 84.118 servidores ativos e efetivos e, as informações destes devem ser inseridas no sistema da SEEMG são de responsabilidade das 47 SRE´s. Além disso, de acordo com os dados de junho/2023, 19.741 processos de progressão de carreira se encontram no sistema para serem analisados e validados pela equipe da DGFT. Assim, os pressupostos de eficácia, eficiência e efetividade se mostram comprometidos em função da combinação de problemas como: número insuficiente de servidores e falta de acurácia na alimentação dos sistemas pelas partes responsáveis.
Subject: Administração
Gestão Pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63322
Issue Date: 21-Oct-2023
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